Logo O POVO+
Livro "Paginário" é lançado na livraria Lamarca neste fim de semana
Vida & Arte

Livro "Paginário" é lançado na livraria Lamarca neste fim de semana

|Antologia|Organizado pela escritora Anna K Lima, livro Paginário reúne 23 autores e será lançado na Livraria Lamarca nesta sexta
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Paginário, antologia organizada por Anna K Lima, é lançada em Fortaleza
 (Foto: Bruna Sombra/Divulgação)
Foto: Bruna Sombra/Divulgação Paginário, antologia organizada por Anna K Lima, é lançada em Fortaleza

Há livros que nos acompanham na mochila, nas horas de cansaço no trânsito, no balanço da rede, nas noites insones, nos momentos de solidão. A memória dessas páginas guarda, por assim dizer, "uma parte muito bonita de nossa história", e é a partir disso que se constroem as 23 narrativas que compõem Paginário, antologia que agrega o fazer coletivo, a colaboração, as afetividades e a resistência em tempos difíceis. O livro, resultado da Oficina de Escrita Literária "Leitores, livros e as histórias de cada um", com mediação da escritora cearense Anna K Lima, foi lançado no Rio de Janeiro no último sábado, 18, e tem mais um evento de lançamento em Fortaleza, no próximo dia 24, na Livraria Lamarca.

Paginário foi publicado pelo Selo Editorial Aliás, coletivo feminino criado para fazer circular livros e fanzines escritos por mulheres, utilizando a proposta da artesania para materializar contos, crônicas, poesias e narrativas do cotidiano. O livro tem capa da Raisa Christina e é composto por textos de 23 autoras e autores que participaram da oficina de escrita literária realizada em outubro do ano passado, no Teatro José de Alencar. De acordo com Anna K Lima, organizadora da publicação e mediadora da oficina, a ideia inicial era a publicação de um e-book, mas a vontade de ver o sonho nas páginas o fez migrar para a edição impressa.

Anna ainda destaca que os dias em que a oficina aconteceu foram marcados por muitas incertezas na conjuntura política e, por isso, também foi marcado por muita união entre os participantes. "Estarmos juntos naquele momento político foi muito importante, sem dúvidas. A oficina criou vínculo muito forte entre nós, estamos sempre nos encontrando, nos reunindo sempre que possível para dividir nossos anseios. É como se não tivesse acabado", pontua Anna.

Para Anna, lançar autores que estão fora de um eixo privilegiado no mundo editorial representa um trabalho inventivo e ousado. "O livro veio para mostrar possibilidades. Fico bem feliz com Paginário, porque ele é feito de corações, de vivências, de pessoas em pleno exercício de iniciação literária, e os leitores tem recebido isso de uma forma muito bonita", avalia. Anna, que trabalha com mediação de leitura e escrita há mais de 20 anos, é idealizadora e curadora da Editora Aliás, que nasceu em 2017 com diferencial de publicar somente textos de mulheres.

Magda Helena assina um dos textos do livro e, antes de deixar sua marca em Paginário, estava em busca de "libertar a sua escrita" da rigidez acadêmica. "Eu não fazia ideia que iria encontrar tantos escritores incríveis, cheios de liberdade e verdade (não apenas aqueles cheios de regras sobre "o que é escrever") e que realizaríamos uma obra juntos", recorda. Além de escritora, Magda é consultora ambiental e encontrou no livro um lado humano sobre o qual jamais havia escrito. "Isso foi muito libertador", pontua.

A sensação é vivida também por Galbia Angélica, que é jornalista e teve na coletânea sua primeira experiência com um livro publicado. Foi uma experiência maravilhosa, porque, além da formação, existiu também uma vontade coletiva. Lá na oficina, a ideia do coletivo era algo latente em todos", explica. A interação entre os participantes, ela lembra, existiu desde o início e foi muito bem orquestrada pela ideia de desconstrução dos formatos utilizados em cursos de escrita. "Penso que o que mais foi trabalhado naquela oficina foi a nossa sensibilidade. E a produção textual foi o resultado disso. A vontade ver o livro pronto fez com que todos contribuíssem para isso. Participamos de tudo, apesar da Anna K ter organizado os textos; tudo foi feito no coletivo", conclui.

Com a coletânea, a editora Aliás entrega sua primeira publicação assinada por homens e mulheres em conjunto. O título - Paginário - traduz "as páginas preferidas dos nossos livros" e resume a ideia da própria oficina, cujo título era "Livros, leitores e a literatura que há em nós". O primeiro lançamento do livro, ocorrido no Espaço O POVO de Cultura & Arte no início deste mês, foi uma experiência de encontro e celebração entre as 23 mãos que fizeram do Paginário um sonho possível. Para Anna, "foi um momento de êxtase", e também marcou o "desabrochar" de muitos novos escritores.

 

Lançamento de Paginário

Quando: sexta, 24 de maio, às 18h30min

Onde: Sarau na Lamarca (Avenida da Universidade, 2475 - Benfica)

Informações: 99859 8442

O que você achou desse conteúdo?