Logo O POVO+
Pancadaria sem controle
Vida & Arte

Pancadaria sem controle

| vida&arte jogou|Mortal Kombat 11 é a versão definitiva de uma das séries mais clássicas (e brutais) dos games, tanto para jogatinas solitárias quanto em grupo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mortal Kombat 11 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Mortal Kombat 11

Mortal Kombat 11 é o mais novo capítulo de uma das séries mais reconhecidas na categoria dos jogos de luta. Com mais de 25 anos de legado, a proposta deste episódio é celebrar a história de Mortal Kombat, introduzindo tanto no enredo de seu modo singleplayer quanto em suas várias mecânicas momentos, referências e versões icônicas de personagens da franquia.

O modo história, mais uma vez, é um dos pontos altos. Ele expande o arco iniciado em Mortal Kombat 9 (de 2011) mesclando o vasto elenco de personagens da mitologia de MK com elementos de viagem do tempo. Versões de eras diferentes de um mesmo personagem se confrontam ao redor de um roteiro bem escrito, mas que também não se leva a sério a todo momento. Durante todo o modo história, o jogador alterna o controle de diversos personagens, mocinhos e vilões, ao longo da trama.

Além do modo narrativo para um jogador, MK 11 apresenta outras modalidades, tanto para partidas solitárias quanto em grupo. Um destaque à parte é o modo Kripta. Nele o jogador pode explorar áreas como em um jogo de aventura e desvendar tesouros que impactam a jogatina dos combates. Itens cosméticos - como roupas e acessórios - para os personagens, novos golpes e até itens consumíveis que adicionam vantagens ao jogador durante certos modos de jogo.

Mesmo com diversos atrativos para jogadores que jogam só, Mortal Kombat 11 não esconde sua ênfase no multiplayer. Nesta edição, novas maneiras de contra-ataques e combos (golpes em sequência) são implementados na dinâmica de combate do game. Aparentemente, o foco das mudanças é favorecer o senso de disputa e motivar mais jogadores a tomarem uma postura mais competitiva. Não é à toa que os últimos títulos da franquia vêm ganhando espaço nos principais torneios de jogos de luta.

No que o game fica devendo ao seu legado de sucesso é na maneira como foram inseridas opções de obtenção de itens virtuais por meio de microtransações. O título traz uma moeda virtual que é coletada ao serem realizadas ações específicas - como combos e finalizações especiais - ou por meio da compra com dinheiro de verdade, direto da tela de opções do jogo. O problema ocorre pela discrepância entre a quantidade de tempo necessário para obter as moedas virtuais por meio de ações dentro do jogo e a facilidade de comprar por transações monetárias o montante.

Após 4 anos, a franquia Mortal Kombat retorna aos consoles e ao PC com menos novidades do que de costume, mas com o feito de engrandecer a narrativa introduzida em seus últimos lançamentos. O novo game trouxe mudanças em seu sistema de combate e de na dinâmica de desbloqueio de itens que não agradaram a todos, mas que mantém o jogo diferente e atual.

Davi Rocha é produtor de conteúdo do canal de Youtube Bacontástico

O que você achou desse conteúdo?