Logo O POVO+
Bacurau no tapete vermelho
Vida & Arte

Bacurau no tapete vermelho

| Cannes | Assinado pelos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau tem sua première mundial hoje. Protagonizado por Sonia Braga, o longa tem quatro cearenses no elenco
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Depois de Aquarius, Sonia Braga volta a protagonizar obra de Kléber Mendonça Flho (Foto: fotos divulgação)
Foto: fotos divulgação Depois de Aquarius, Sonia Braga volta a protagonizar obra de Kléber Mendonça Flho

No fim da tarde desta quarta-feira, o cineasta Kleber Mendonça Filho cruzará mais uma vez o tapete vermelho do Grand Théàtre Lumière. O principal palco do 72º Festival de Cannes receberá a sessão de gala de Bacurau, novo longa-metragem do pernambucano, coescrito e codirigido com Juliano Dornelles, e único representante brasileiro na competição pela cobiçada Palma de Ouro.

O festival é o mesmo em que, há três anos, Kleber concorreu com Aquarius e onde chamou a atenção da imprensa internacional ao denunciar, junto com o elenco do filme, que o Brasil estaria vivendo "um golpe contra a presidente Dilma Rousseff", que pouco depois sofreria impeachment.

"Não sou político, sou um cineasta. Fizemos o protesto naquela época porque simplesmente fazia sentido, inclusive não foi nada planejado", declarou Kleber Mendonça Filho à agência AFP. "Mas a gente realmente está querendo exibir Bacurau. Exibir em Cannes um filme foda sobre o Brasil vai ser nosso tipo de protesto".

O novo longa do diretor, o terceiro de sua carreira, foi rodado há um ano no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. As filmagens duraram dois meses e três dias e movimentaram uma equipe de 150 pessoas.

A história do filme se passa no fictício Bacurau, pequeno povoado do sertão brasileiro, que dá adeus a dona Carmelita (Lia de Itamaracá), mulher forte e querida, falecida aos 94 anos. Dias depois, os moradores de Bacurau percebem que a cidade não consta mais no mapa.

"Bacurau é um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2009, quando era só uma ideia, até ser filmado em 2018. Enquanto o roteiro se transformava, o País e nosso cotidiano também. Estrear em Cannes nesse ano de 2019 é dar um lugar de respeito ao Brasil, seu cinema e sua cultura", comenta Juliano Dornelles, no material de divulgação do filme.

À frente do elenco, Kleber Mendonça Filho repete a parceria com Sonia Braga, protagonista de Aquarius, e trabalha pela primeira vez com o alemão Udo Kier, que tem em sua vasta filmografia títulos como Berlin Alexanderplatz, de Fassbinder, Garotos de Programa, de Gus Van Sant, e Melancolia, de Lars Von Trier.

Outros destaques do elenco de Bacurau são os cearenses Silvero Pereira (Lunga), Rodger Rogério (Carranca) e Fabíola Líper (Nelinha), além do carioca radicado no Ceará Uirá dos Reis (Raolino).

Silvero e Fabíola, por sinal, têm presença confirmada na première do filme, que começa às 22 horas (horário de Cannes e 17 horas, aqui no Brasil), assim como os diretores e a produtora Emilie Lesclaux. Além deles, outros nomes do elenco, como Udo Kier, Karine Teles e Bárbara Colen também passarão pelo tapete vermelho.

O que você achou desse conteúdo?