Logo O POVO+
Um mundo de possibilidades
Vida & Arte

Um mundo de possibilidades

| financiamento coletivo | Escrito pela neuropsicopedagoga cearense Dany Cavalcante, o livro O Universo de Lia aborda o tema da inclusão associado às curiosidades da astronomia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

Curiosa e com "sede por encontrar respostas para os porquês", Lia é uma menina esperta que carrega em si uma personalidade múltipla. "A Lia é um pouco de mim, da Erika de Carvalho (ilustradora) e das crianças curiosas. Essa curiosidade é o que deixa a cabecinha dela funcionando a mil por hora. Logo, para tudo ela tem uma explicação ou uma teoria", define Daniele Cavalcante. Professora de Língua Portuguesa e neuropsicopedagoga, Dany, como é mais conhecida, criou esta personagem em meio a um turbilhão de emoções, altos e baixos de uma trajetória atravessada por dois momentos: um AVC (2012) e um câncer (2015).

"O AVC foi um experimento que me proporcionou uma visão totalmente diferente sobre inclusão, pois vivi na pele todo esse processo, desde a reabilitação, adaptação curricular e inclusão em uma instituição de educação. Em toda essa trajetória, a Lia já existia nas minhas anotações, não como uma personagem, mas como uma ideia e uma pergunta que se seguia: 'Qual a relação desse assunto com a minha realidade?'", conta. Foi durante esse período que Dany aproximou-se com mais propriedade da educação infantil. "Recorri ao lúdico para me motivar a habilitar a mão esquerda. Então, comecei a pintar com os dedos, brincar de massinha, giz de cera e cola colorida", relembra.

A escrita de O Universo de Lia, no entanto, só veio acontecer três anos mais tarde. "Dia 29 de maio de 2015, soube do câncer e, quando você recebe um diagnóstico desses, você tem a certeza de que vai morrer - e em poucos dias. É bem forte essa experiência. Costumo dizer que esse diagnóstico me salvou, pois reli todas as minhas anotações desde setembro de 2012 e, entre delas, encontrei o esboço da história da Lia, que originalmente se chamava Meu Universo, reparte Dany. "Venci o AVC e o câncer porque, no momento em que me senti mais fraca ou desacreditada de que um dia eu iria melhorar ou venceria uma doença, sempre tinha alguém do meu lado para me encher de coragem novamente. Então, desenvolver a história da Lia e planejar a de todos os outros personagens foi a minha missão enquanto me recuperava da cirurgia e do tratamento", complementa a autora.

Em campanha de financiamento coletivo pela internet via Catarse, o livro O Universo de Lia será o primeiro de 12 volumes que irão tratar de temas variados, tendo como principal norte a inclusão, esta associada à astronomia, uma paixão antiga de Dany. "Sempre quis saber o que tinha no céu de dia ou de noite. Por que eram diferentes? Essa curiosidade sobre o céu era tão forte que chegava a sonhar", relembra. "A Lia abre o Sistema Solar e chama o leitor e sua família para um desafio que busca integrar livro físico, momento em família e engajamento nas redes sociais. Todos os personagens são crianças que fazem parte do seu convívio, seja na escola ou na família. E cada uma dessas crianças apresentará uma síndrome, que relacionarei com alguma curiosidade astronômica. Não existe melhor ou pior planeta. Lidamos com eles de acordo com suas singularidades, conforme as descobrimos. E todos são importantes para a formação do que hoje temos como universo", elabora. "Em 2013, a Nasa descobriu um planeta fora do nosso sistema, com cores semelhantes às da Terra e que chove vidro! No mesmo ano, descobriram também que, em Saturno, chove diamantes. Assim, uma das personagens tem a síndrome da Osteogênese imperfeita (ossos de cristal ou vidro)", adianta Dany.

A escritora sente que nas publicações ainda há um déficit quanto ao tema proposto para sua série. "É de extrema importância que a criança se veja representada, seja na literatura, em brinquedos, publicidade, etc., porque ela é parte da sociedade. Se ela não se vê representada, como pode se desenvolver adequadamente?", questiona. A missão de Lia é astronômica. "A Lia vai ganhar o mundo. Pensei muito em lançar a coleção através de edital, mas vi que algumas cláusulas não tornaram possível essa expansão. E, apesar de lançarmos a primeira tiragem do livro pelo Catarse, estamos divulgando também para escolas e, sim, estamos abertos para patrocinadores", sinaliza.

O Universo de Lia - Campanha Catarse

Quando: até 31 de maio

Valor da meta: R$ 28.600

Para colaborar: www.

catarse.me/ouniversodelia

Acompanhe o projeto de Dany nas redes sociais:

www.astronomiaparapequenos.com.br

@ouniversodelia

(Facebook e Twitter)

@astronomiaparapequenos (Perfil no Instagram)

O que você achou desse conteúdo?