Logo O POVO+
Tarantino em Cannes
Vida & Arte

Tarantino em Cannes

| na última hora | Ameaçando não ficar pronto a tempo para o festival, o aguardado Era uma Vez em Hollywood está confirmado na mostra competitiva pela Palma de Ouro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cena do filme Era uma vez em Hollywood (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Cena do filme Era uma vez em Hollywood

O aguardado novo filme do diretor americano Quentin Tarantino, Era Uma Vez em Hollywood, foi incluído na mostra competitiva do Festival de Cannes, anunciou oficialmente a organização do evento, após as dúvidas iniciais a respeito. Os organizadores do Festival adicionaram mais sete filmes ao programa da edição de 2019, mas nenhum deles na disputa pela Palma de Ouro. Entre os longas-metragens anunciados na última quinta-feira estão Lux Aeterna, do diretor franco-argentino Gaspar Noé, que será exibido na mostra "Sessão da Meia-Noite", Chicuarotes, segundo filme dirigido pelo ator mexicano Gael García Bernal, e La cordillera de los sueños, do veterano chileno Patricio Guzmán.

O filme de Tarantino, que tem como protagonistas Brad Pitt e Leonardo DiCaprio, disputará a Palma de Ouro do Festival de Cannes, que começa em 14 de maio, com produções de cineastas consagrados como Pedro Almodóvar, Ken Loach e Terrence Malick. Um dos filmes mais esperados do ano, Era Uma Vez em Hollywood, com duração de 2 horas e 45 minutos, recria a Los Angeles de 1969 sob o olhar de um ator de televisão e seu dublê. Nono longa-metragem de Tarantino, nome frequente em Cannes, o filme será exibido no festival 25 anos depois da Palma de Ouro concedida a Pulp Fiction.

"Temíamos que o filme não ficasse pronto", declarou o diretor do festival Thierry Fremaux, antes de afirmar que Tarantino concluiu o longa-metragem a tempo, depois de passar quatro meses trabalhando na montagem. "O filme é uma carta de amor a Hollywood de sua infância, uma viagem musical a 1969, além de uma ode ao cinema em sua totalidade", completou Fremaux sobre a produção.

Os organizadores anunciaram nesta semana uma segunda entrada tardia na competição para a Palma de Ouro, o novo filme do franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, que ganhou o prêmio em 2013 com A vida de Adele. Mektoub, My Love: Intermezzo, a segunda parte de uma trilogia ambientada na cidade francesa de Sete, no Mediterrâneo, será um dos principais candidatos ao prêmio máximo, apesar da acusação de um suposto abuso sexual contra Kechiche por uma atriz, que ele nega. O ator americano Leonardo DiCaprio vai lançar Ice on Fire, um documentário sobre a mudança climática produzido por ele.

O polêmico diretor de Buenos Aires, Gaspar Noé, retorna após Climax. Tendo impactado o público com Irreversible, o trabalho de Noé Lux Aeterna" é estrelado por Beatrice Dalle e Charlotte Gainsbourg, em um filme descrito por Fremaux como "brilhante e acelerado". García Bernal, que saltou para a fama mundial da noite para o dia com Amores Brutos em 2000, apresenta Chicuarotes, catalogado como uma "profunda imersão na sociedade mexicana".

O mexicano Alejandro González Iñárritu, que dirigiu Amores Brutos e desde então ganhou quatro estatuetas do Oscar, preside o júri de Cannes este ano. Um total de 21 filmes competir no festival francês, uma edição tão carregada quanto os de 1982 e 1949. (Hazel Ward/ AFP)

O que você achou desse conteúdo?