Logo O POVO+
Sabor das férias
Vida & Arte

Sabor das férias

| PEIXADA CEARENSE | Dentre as novidades e releituras da gastronomia contemporânea, a peixada cearense tradicional segue fazendo sucesso entre turistas e moradores. Confira roteiro!
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Entre dezembro de 2018 a fevereiro deste ano, o Ceará deve receber cerca de 1,1 milhão de turistas, conforme expectativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). E uma das formas de apresentar e conhecer mais sobre a cultura do Ceará é saboreando as riquezas gastronômicas que valorizam os elementos regionais. Dentre as especialidades do nosso litoral, a peixada é uma das maiores expressões da cultura gastronômica cearense. "Em outras regiões esse prato se aproxima mais da moqueca. A peixada tipicamente cearense se diferencia das demais principalmente pelo uso de ingredientes peculiares, como o leite de coco e cheiro verde", explica a doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora do curso de Gastronomia da UFC, Eveline de Alencar.

 

Dependendo do período do ano e da oferta do mercado, o prato pode ser preparado tanto com o peixe de água doce como salgada, a diferença no sabor e no valor nutricional é mínima. "Ambos são excelentes fontes de proteínas e de fácil digestão, sem contar que conferem pratos super saborosos", completa Eveline.

 

Moradora da Sabiaguaba há 40 anos, Gerusa Ribeiro comanda uma das barracas mais tradicionais do bairro, e garante: tem uma das melhores peixadas da Cidade. "A nossa peixada é especial porque usamos temperos caseiros. O cheiro verde, por exemplo, é da horta da nossa própria comunidade, outro ingrediente importante é o leite de coco, que fazemos na hora", compartilha.

 

Em outro ponto da Capital, está o restaurante Alfredo, o Rei da Peixada. Fundado em 1958 pelo então comerciante Alfredo Lousada de Sousa, o local no início servia a peixada com o peixe cangulo, pouco conhecido nos dias de hoje. "Naquela época não tinha tantas variações de peixes, meu pai fazia com o cangulo porque falavam que era bom para a saúde", conta o atual gestor, Alfredo Filho, que segue com a tradição do pai após seu falecimento em 2009.

 

Passando por algumas modificações ao longos do anos, hoje a Peixada do Alfredo pode ser encontrada em duas variações: a cearense e uma outra mais contemporânea. "Apesar dos pedidos serem bem diversos, a campeã ainda é a cearense, que acompanha o arroz branco, pirão e dois ovos", conta o empresário.

[FOTO2]

Oferecendo ao cliente diversas opções de pratos regionais, como a galinha caipira, o Tilápia Restaurante, localizado no bairro Meireles, leva a peixada como carro-chefe do local. Dependente da oferta do dia, o sirigado, a tilápia e a cavala são algumas das opções mais pedidas para a peixada. "Hoje usamos o filé do peixe e cozinhamos junto com os legumes e verduras, para que eles peguem o gosto do peixe", explica o proprietário do local, Valdir Nascimento. Quando o turista chega com a intenção de degustar um prato mais regional, a peixada cearense, ao lado da lagosta e do camarão, segue sendo preferência no Tilápia Restaurante, de acordo com o proprietário.  

 

Onde comer

 

Restaurante Alfredo - O rei da peixada

Onde: Av. Beira Mar, 4616 - Mucuripe

Mais informações: (85) 3263 1188

Barraca Gerusa Original

Onde: Av. Sabiaguaba, 1603 - Sabiaguaba

Mais informações: (85) 98751 4905

Tilápia Restaurante

Onde: Rua Vicente Leite, 1131 - Meireles

Mais informações: (85) 3268 1734

 

O que você achou desse conteúdo?