Logo O POVO+
Cozinha cearense, feminina e plural
Vida & Arte

Cozinha cearense, feminina e plural

|gratuito | Expedição Jornalística Ceará Gastronômico realiza hoje concertação em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia

Do café verde sombreado - plantado em curva de nível na Serra de Guaramiranga - ao baião de dois feito com fava e arroz da terra - comum nas mesas de Redenção -, a culinária cearense é reconhecida por unir forte ancestralidade aos métodos mais modernos de produzir insumos. Iniciada no último dia 15 de dezembro, a Expedição Jornalística Ceará Gastronômico percorreu 14 cidades do Estado (entre serra, sertão e litoral) com o objetivo de cartografar a regionalidade diversa de nossa cozinha. Hoje, o projeto conclui seus 2 mil km de estrada em uma concertação em Fortaleza. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece pela manhã, das 8h às 12 horas.

 

A Expedição Jornalística Ceará Gastronômico é realização do jornal O POVO e da Rádio O POVO CBN e conta com curadoria gastronômica do chef Fernando Barroso e curadoria acadêmica do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA). "O POVO tem a tradição de colocar o pé na estrada. Tudo que é do Ceará, da nossa cultura, do nosso jeito de ser, nos interessa. 

 

Gastronomia é um patrimônio imaterial fundamental para entendermos nossa formação enquanto civilização. Realizamos as concertações no interior e trouxemos muito material para a produção de um documentário e um livro sobre a narrativa da expedição e entrevistas", explica o coordenador do projeto e diretor de marketing do O POVO, Cliff Vilar.

 

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Uece, Kadma Marques acompanha a expedição como integrante da OCCA e revela: a cozinha cearense é feminina e plural. "Destacamos pelo menos três dimensões do projeto: a primeira é a econômica, com o deslocamento do eixo turístico consagrado entre sol e mar para o interior. A segunda é a dimensão cultural, identitária, de memória e patrimônio que coloca ênfase numa cultura alimentar da atividade cotidiana não percebida, mas que elabora símbolos. A terceira, por fim, é a da singularidade das histórias por trás dos pratos feitos. São trajetórias de vidas principalmente de mulheres que aprenderam com suas mães e avós e transmitem esses conhecimentos com uma forte carga afetiva", elucida. Os municípios visitados foram Redenção, Aquiraz, Mulungu, Aratuba, Guaramiranga, Jaguaribe, Juazeiro, Crato, Ipu, Ubajara, Viçosa, Icapuí, Aracati e Fortaleza. "Essa devolutiva do que foi pesquisado é fundamental. Nós temos uma riqueza de insumos e de pratos que boa parte é desconhecida. Espero que essas cidades que aderiram ao projeto sirvam de exemplo para que essa experiência maravilhosa se renove",  encerra Kadma.

 

Concertação do projeto Expedição Ceará Gastronômico

Quando: Hoje, das 8h às 12h

Onde: Auditório Cegás (Avenida Washinton Soares, 6475, José de Alencar)

Quanto: Gratuito. Inscrições no local. Vagas limitadas

O que você achou desse conteúdo?