Logo O POVO+
Viva a magia!
Vida & Arte

Viva a magia!

| natal | Cidades brasileiras apostam em decoração e atrações gratuitas para encantar e atrair turistas e moradores. Música, dança e teatro enchem espaços públicos com a magia natalina
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO2]

De luzes cintilantes a espetáculos teatrais, de decorações extravagantes até a simplicidade dos ajudantes de Papai Noel, dos doces e das feiras de gastronomia local até a alegria das brincadeiras infantis. Uma das épocas mais mágicas do ano, o Natal transforma cidades brasileiras. Muitas investem em programações especiais e capricham em decorações de encher os olhos e aquecer os corações. Turistas e moradores são convidados a ocupar praças, parques e avenidas para aproveitar espetáculos que apenas o Natal pode oferecer. Gramado e Canela, ambas no Rio Grande do Sul, já são consagradas por seus eventos natalinos cheios de encanto. Mas outras cidades brasileiras também têm investido no período para encantar (e atrair) os turistas: Balneário Camboriú, Campos do Jordão, Petrópolis, Blumenau e Curitiba são algumas delas. Suas paisagens se transformam e se revertem em diversão. O Vida&Arte passeia por estes lugares para mostrar como as atividades natalinas - que envolvem música, desfiles de rua, teatro, feiras de artesanato, dança, performances, gastronomia, paisagens e projeções - são capazes de realçar a beleza de destinos já conhecidos pelo público.

 

Gramado e Canela

 

Um dos roteiros natalinos mais famosos do Brasil, Gramado e Canela oferecem atrações que vão das tradicionais paradas de rua e espetáculos teatrais até os shows de luzes e concertos pagos. As duas cidades, de ar exuberante e arquitetura charmosa, ganham um toque especial com as decorações deste período. A programação segue até janeiro e acontece em vários espaços das cidades localizadas na serra gaúcha. Como são muitas atividades simultâneas - passando por música, teatro, dança, performance de rua e efeitos visuais - os turistas podem ter até dificuldade para decidir qual espetáculo acompanhar! Programe-se!

 

BLUMENAU

 

A magia de Natal da cidade catarinense está impressa em apresentações musicais, parque temático e oficinas. A decoração se espalha por diversos espaços - incluindo praças, jardins e até terminais de ônibus. As atividades, que começaram em novembro e vão até o fim desse mês, são totalmente gratuitas. E a cidade - que não nega as fortes influências da cultura alemã - está localizada em um ponto estratégico de Santa Catarina: perto da faixa de praias e dos parques de Beto Carrero. Vale dar uma esticadinha.

 

Campos do Jordão

 

Cumprindo uma tradição anual, a cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, investe em cores e luzes. O objetivo é encantar crianças e adultos - que podem participar de programações com shows, música, teatro, festival de corais e exposição de carros antigos. Os eventos seguem até 6 de janeiro, em cenários natalinos montados em ruas e praças. Além disso, os turistas e os moradores de Campos do Jordão podem encontrar com Papai Noel a qualquer momento!

 

Petropólis

 

A cidade histórica na região serrana do Rio de Janeiro já é conhecida como uma das mais charmosas do Brasil, mas, no período natalino, Petrópolis ganha luzes e cenários que retratam a magia característica de dezembro. As luzes acesas diariamente e as atividades - que envolvem orquestras, corais, grupos de teatro e exposição de artistas locais - ajudam a levar mais turistas para o circuito natalino. Chamado de "Natal Imperial", o conjunto de eventos é ideal para quem procura belos cenários e tranquilidade.

 

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

 

A decoração é a aposta de Balneário Camboriú - cidade localizada em Santa Catarina e famosa por sua faixa litorânea exuberante. A inspiração para a ornamentação - que está dividida em praças, avenidas e parques - é o conjunto de três cidades famosas por suas luzes: Dubai, Paris e Nova York. Repleta de brilhos e de bolas gigantes - que chegam aos 14 metros - a cidade é uma opção para quem deseja aproveitar os festejos natalinos e ter acesso a belos roteiros de praia e sol.

 

CURITIBA 

[FOTO1]

A população da capital paranaense é convidada a ocupar praças, parques e calçadas durante os festejos natalinos - que se estendem ao longo de dezembro. As atrações vão da decoração caprichada - envolvendo praças, avenidas e pontos comerciais - até a realização de feiras de gastronomia e a mobilização com artesãos regionais. Os turistas podem aproveitar atrações culturais gratuitas, cenários para fotos e ainda apoiar a economia local. Há, ainda, espetáculos e desfiles realizados em vias públicas.

O que você achou desse conteúdo?