Logo O POVO+
Um salve ao CCBJ!
Vida & Arte

Um salve ao CCBJ!

| ANIVERSÁRIO | Para celebrar 12 anos de atividades, uma vasta programação vai ocupar os espaços do Centro Cultural Grande Bom Jardim
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Local de formação, criação e difusão de conhecimento artístico, o Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ) é, acima de tudo, um celeiro de potências. "Aqui é lugar de produzir e expressar subjetividades, de promoção de processos facilitadores para a construção de projetos de vida, potencialização de processos de pesquisa e criação artística, especialmente com o público jovem, que é quem mais acessa o CCBJ", resume Trícia Matias, gestora do equipamento há quase dois anos.

 

Seja através da dança, do teatro, da música, do audiovisual ou de outras inúmeras linguagens, o centro cultural mantém sua existência à base da resistência e, sobretudo, do protagonismo dos próprios moradores dos bairros que formam o Grande Bom Jardim (Siqueira, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Bom Jardim). "Esse aparelho público já foi reflexo de muita luta das pessoas que já trabalhavam na seara da cultura aqui", aponta Cícero Alexandre, 41, professor de Educação Física e baterista da The Good Gardem.

[SAIBAMAIS] 

Espécie de 'braço' do Centro Dragão do Mar, o CCBJ - gerido pelo Instituto Dragão do Mar - chega hoje aos seus 12 anos de atividade e, para celebrar, abre mais uma vez seu espaço para uma extensa programação, que se estende até sábado, 22. A festa, que ocorre dentro da II Mostra de Artes CCBJ, tem início logo mais, às 15 horas, com solenidade de abertura seguida do espetáculo Família, da Escola de Teatro CCBJ.

 

Na Praça Central, a música ficará por conta do Ghetto Roots. Criado há 11 anos dentro da Comunidade do Dendê, o Ghetto Roots encontra-se na produção de seu primeiro álbum, Traficando Poesias. "Somos de periferia e nos sentimos em casa nesse espaço porque ele amplia as perspectivas de vida das pessoas ali, quando o que predomina são as mazelas sociais que vivemos diariamente. A arte é libertadora e o CCBJ é uma máquina de fazer, produzir e estudar arte", afirma a cantora Carolina Rebouças.

 

Shows de Mara Pavanelly, Silvero Pereira, Mulher Barbada, Linn da Quebrada, Valéria Houston e Verónica Valentino (no show Perto do Mar, Longe da Cruz), coletivo Bonja Roots e os regueiros da veterana Rebel Lion também estão entre as atrações da mostra.

12 Anos do CCBJ

Quando: de hoje a sábado, 22

Onde: Rua Três Corações, 400

Informações: (85) 3497 5981 / @ccbjce (Instagram)

 

Destaques de hoje (18)

15h - Solenidade de Abertura

Local: Teatro Marcus Miranda

 

15h30min - Espetáculo Família (Escola de Teatro CCBJ)

Local: Teatro Marcus Miranda

 

17h - Lançamento da Exposição O Labirinto de Morfeu

Local: Multigaleria

 

17h - Vídeo institucional e entrega de computadores à Escola Caic

Local: Espaço da Palmeira

 

19h - Visita Dançada ao CCBJ

Local: Palco Praça Central

 

21h30min - Ghetto Roots

Local: Palco Praça Central

 

O que você achou desse conteúdo?