Logo O POVO+
Tramas políticas
Vida & Arte

Tramas políticas

vida_e_arte
Edição Impressa
Tipo Notícia

Vice é um dos exemplares mais recentes do audiovisual que se dedicam a falar da intrincada política norte-americana. Antes, diversos filmes e séries deram conta, seja de forma biográfica ou ficcional, dos fatos e polêmicas que marcaram a história dos Estados Unidos. 

 

O polêmico cineasta Oliver Stone, por exemplo, se debruçou nas histórias de três presidentes do país nos longas JFK: A Pergunta que Não Quer Calar (1991), Nixon (1995) e W. (2008), este último sobre George W. Bush. Richard Nixon também foi objeto de análise do cineasta Ron Howard em Frost/Nixon, longa que reencenou a famosa entrevista entre o jornalista britânico David Frost e o presidente na época pós-escândalo de Watergate. Falando em polêmicas, vale lembrar do premiado documentário Fahrenheit 11 de Setembro, de Michael Moore, que se aprofunda na administração de Bush.

 

Mais recentemente, Steven Spielberg trouxe às telonas um recorte da vida de um dos mais famosos presidentes da história dos EUA em Lincoln (2012). Ainda âmbito das biografias, vale ainda lembrar de O Mordomo da Casa Branca (2013), longa que conta a história do mordomo Cecil Gaine que serviu oito presidentes americanos. Já nos recortes ficcionais, um dos destaques é Tudo Pelo Poder, de George Clooney, que mostra bastidores de campanhas presidenciais. Por último, a dica é acompanhar a série de comédia Veep, que entra em 2019 na última temporada. Contando a história de uma fictícia vice-presidente dos EUA, Selina Meyer, a obra dá conta em tom ácido e irônico da política norte-americana.

(João Gabriel Tréz)

 

O que você achou desse conteúdo?