Logo O POVO+
Se forem ao alentejo...
Vida & Arte

Se forem ao alentejo...

vida_e_arte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Portugal reserva muitas paisagens e surpresas aos brasileiros que decidirem desbravar as terras lusitanas. Um dos destaques é a região do Alentejo, destino ideal para quem deseja fugir da rota popular de turismo em Portugal.

Integrando os distritos de Évora, Beja e Portalegre, além de parte dos distritos de Setúbal e Santarém, a região se estende do litoral às colinas, ocupando cerca de dois terços do território português.

 

Sua paisagem se destaca pela grande quantidade de construções históricas, desde o período medieval, incluindo castelos, pontes, fortificações, muitas delas consideradas patrimônio da humanidade. Além disso, possui cerca de 170 quilômetros de litoral, onde encontramos belas praias e paisagens naturais.

 

A seguir, apresentamos alguns locais que fazem valer a visita ao Alentejo!

 

 

edificações medievais

 

Castelo de Arraiolos

 

Localizado no distrito de Évora, no Alentejo Central, o Castelo de Arraiolos destaca-se pela sua construção circular. Integrando o Paço dos Alcaides, a vila ao redor do Castelo possui rico artesanato local, incluindo os famosos Tapetes de Arraiolos, bordados à mão por gerações.

 

Castelo de Estremoz

 

Atualmente abrigando uma pousada, o Castelo de Estremoz foi erguido ao redor da Torre de Menagem, uma edificação construída em mármore branco, com mais de 20 metros de altura.

 

Castelo de Vila Viçosa

 

Abrigando o Museu de Arqueologia e o Museu da Caça, o Castelo de Vila Viçosa foi lar da família Bragança antes da construção do Paço Ducal. Parada obrigatória para quem visita Évora, a fortificação conta com passagens secretas e salas grandiosas.

 

Enoturismo

 

Com cerca de 250 vinícolas, o Alentejo é um dos principais destinos globais quando o assunto é enoturismo. Diversos aromas e notas, muitos deles exclusivos das terras portuguesas, ocupam 20 mil hectares da região. Uma das características do vinho alentejano, aliás, é a miscelânea de diferentes frutos da vinha. Destacamos três vinícolas abertas à visitação:

Dona Maria Vinhos (Quinta do Carmo)

 

A tradicional e conceituada propriedade foi construída ainda em 1710. É possível agendar passeios e almoços pelo site www.donamaria.pt

 

Herdade do Esporão

 

Mescla entre tradição e modernidade, esta herdade prove alguns dos melhores vinhos e azeites portugueses. Em 2015, 40% dos 30 mil visitantes da localidade foram brasileiros.

Herdade do Sobroso (serra do Mendro)

 

A herdade de Sofia e Filipe Teixeira Pinto oferece um diferencial em sua visita - o passeio de balão. A rica culinária também é um destaque da região.

  

Litoral

 

Troia

 

Uma das praias mais conhecidas de Setúbal, localizada a uma hora de Lisboa, a Praia de Troia é bastante indicada para os passeios em família. Com águas calmas e límpidas, um passeio de barco é ideal para aproveitar as belezas da região e de aproveitar a companhia de golfinhos.

 

Comporta

 

Região de grande produção de arroz, localizada a 1h30min de Lisboa, a Praia da Comporta reúne paisagens deslumbrantes. Com cafés e restaurantes badalados, a experiência fica completa ao pedir algum prato a base de arroz, grande especialidade do local.

 

São Torpes

 

Situada ao sul da cidade de Sines, grande polo industrial do Alentejo, a pesca é uma das atividades mais relevantes deste trecho do litoral. Bastante procurada por surfistas, a Praia de São Torpes também é um dos melhores locais para quem deseja aproveitar as águas quentes para mergulhar.

 


 

vilas históricas

 

Marvão

 

Cercada por muralhas no ponto mais alto da Serra de São Mamede, em Portalegre, a vila de Marvão é excelente para quem deseja desfrutar de uma bela locação medieval a poucos quilômetros da fronteira com a Espanha.

 

Santarém

 

Localizada ao sudeste da região central do Alentejo, a vila de Santarém é marcada pela produção agrícola e criação de gado. Nas construções arquitetônicas, a atenção dos visitantes é voltada para o gótico da Igreja de Nossa Senhora da Graça, local onde se encontra a sepultura de Pedro Álvares Cabral.

 

Monsaraz

 

Vila do Alentejo Central, Monsaraz mantém as características medievais nas  construções históricas ao redor do distrito. Um dos locais para se conhecer em Monsaraz é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, edificação gótica do século XVI.

O que você achou desse conteúdo?