Logo O POVO+
Profissionais de equipamentos ligados ao IDM anunciam paralisação
Vida & Arte

Profissionais de equipamentos ligados ao IDM anunciam paralisação

| Manifestação | Segundo Fetrace, a falta de reajustes salariais já acumula 26% de prejuízo para profissionais
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Em assembleia realizada na sexta-feira, 7, a Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) anunciou greve em todos os 10 equipamentos culturais sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). O motivo seria a falta de reajustes salariais acumulados em três anos que já somam 26% de prejuízos aos trabalhadores.

 

Segundo o diretor de comunicação da Fetrace, Francisco Luiz Neto, os reajustes teriam sido negociados diversas vezes nos últimos três anos, mas não foram repassados. Ele dá como exemplo o que aconteceu este ano, no período do festival Maloca Dragão, quando trabalhadores ameaçaram paralisação e o Governo do Estado se comprometeu a atender às reivindicações.

 

"Quando o reajuste não foi repassado, significa que o trabalhador passou o ano inteiro ganhando menos do que o devido", explica o representante da Fetrace, ressaltando que a pauta, agora, é pelo reajuste e também pelo recebimento do retroativo. Ele antecipa que uma paralisação de duas horas deve acontecer ainda nesta semana, sem data anunciada, a fim de mobilizar trabalhadores para uma greve que deve começar nos próximos 15 dias. "Não temos a intenção de prejudicar os eventos", afirma após declarar que a mobilização deve acontecer no período da tarde.

 

A organização social é responsável pela gerência de equipamentos como o Dragão do Mar, Porto Iracema, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Cultural Bom Jardim, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Vila da Música, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes e Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

 

Por meio de nota, o IDM afirma que ainda não recebeu nenhuma comunicação oficial por parte da representação dos trabalhadores a respeito do assunto. "Vale ressaltar que o IDM está sempre aberto ao diálogo com as categorias profissionais e, assim que receber algum comunicado, debaterá sobre o tema com seus representantes", diz o texto.(Iury Figueiredo/Especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?