Logo O POVO+
Percepção do tempo
Vida & Arte

Percepção do tempo

| Fotografia | Sérgio Carvalho lança hoje, durante o Fotofestival Solar, livro de fotografias inspiradas em suas memórias da infância no interior do Piauí
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Foram mais de sete anos de idas e vindas entre Fortaleza e Simplício Mendes, interior do Piauí. Um trajeto de 416 km revividos por Sérgio Carvalho em busca das imagens que fizeram parte do seu passado e que permanecem vivas no seu presente.

 

Criado até os onze anos de idade no pequeno município de Barreiro Branco, antigo nome de Simplício Mendes e carinhosamente lembrado pelo fotógrafo, Sérgio conta que sua principal motivação para a realização do trabalho era fazer o registro da cidade conforme o que constava em suas lembranças de menino.

 

Partindo em busca da memória visual que perdurou por décadas em sua vida, Sérgio cria uma narrativa que redescobre pessoas e lugares que ainda existem - e resistem - após todos esses anos. "Fotografei todo ano procurando personagens que foram referências para mim", relembra.

 

As fotos foram reunidas no livro Barreiro Branco, que ele lança hoje, em Fortaleza, dentro da programação do Fotofestival Solar, no Dragão do Mar.

 

Morando em Fortaleza há mais de 18 anos, Sérgio Carvalho divide sua vida de fotógrafo com o trabalho de auditor fiscal do Ministério do Trabalho, profissão que o levou, 20 anos atrás, a iniciar na fotografia. Ele já participou de outras publicações fotográficas como Docas do Mucuripe, uma parceria com seu primo e também fotógrafo Paulo Gutemberg, e Sereias, com a fotógrafa e pesquisadora Fernanda Oliveira.

 

O Fotofestival Solar acontece até amanhã, 9, no Centro Dragão do Mar. (Líllian Santos/Especial para O POVO).

 

Lançamento do livro Barreiro Branco, de Sérgio Carvalho

Quando: hoje, 8, às 19 horas

Onde: Livraria do Fotofestival Solar, no Centro Dragão do Mar

Aberto ao público

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?