Logo O POVO+
O Globo é pop
Vida & Arte

O Globo é pop

| PREMIAÇÃO | Com campeões de bilheteria na lista de indicados, Globo de Ouro reforça viés popular destacando de Pantera Negra a Lady Gaga
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Conhecido por historicamente se "render" a artistas e obras de popularidade mais larga, o Globo de Ouro revelou a lista de indicados à próxima edição do prêmio na última quinta, 6, reforçando em feitos inéditos e escolhas abrangentes a predileção dos votantes. Comandado pela associação de imprensa estrangeira de Hollywood (HFPA, no inglês), a premiação se estabeleceu como uma das principais da temporada de prêmios, mesmo que não necessariamente sirva de "termômetro" para o Oscar - este, sim, o "ápice" entre os troféus entregues por crítica e indústria.

 

Observando indicações específicas, não existem surpresas, por exemplo, na acolhida intensa que os votantes do Globo de Ouro dedicaram ao musical romântico Nasce Uma Estrela, protagonizado por Bradley Cooper e Lady Gaga. Observando a totalidade da lista, por outro lado, sobressaem-se decisões que ajudam a nortear para onde aponta a premiação nesta edição. Um dos destaques desse sentido é a pluralidade de abordagens populares lembradas pela HFPA.

 

Dividindo o que seria o grande prêmio da noite em duas categorias distintas - não há apenas "Melhor Filme", mas "Melhor Filme de Drama" ou "de Comédia ou Musical" -, o Globo de Ouro naturalmente tem mais espaço para indicados. A divisão existe, inclusive, nas premiações de Melhor Ator e Atriz, proporcionando ao prêmio a lembrança não somente a 10 artistas, mas 20. 

 

Dessa forma, por exemplo, filmes "menos premiáveis" como Se Beber Não Case (2009) ou O Turista (2010), puderam estampar em seus cartazes as indicações ao Globo de Ouro. Vale lembrar, ainda, que a divisão entre o que é "drama" ou "comédia ou musical" é, no mínimo, controversa - entre os cinco indicados deste ano a Melhor Filme de Drama, dois, o já citado Nasce Uma  Estrela e a cinebiografia Bohemian Rhapsody, são claros musicais.

 

A eles, somam-se na lista dramática Infiltrado na Klan, Se a Rua Beale Falasse e Pantera Negra - a indicação desse último marca a primeira vez que um longa de super-herói foi lembrado na categoria; no entanto, Deadpool já fora indicado em 2017 ao prêmio máximo na categoria de Comédia ou Musical. Dos cinco, o único filme menor, independente, é Se a Rua Beale Falasse, de Barry Jenkins, diretor do premiado Moonlight - Sob a Luz do Luar. Os outros quatro constam, em diferentes posições, na lista das 60 maiores bilheterias do ano: Pantera Negra em 2º, Bohemian Rhapsody em 11º, Nasce Uma Estrela em 21º e Infiltrado na Klan em 59º - os dados são do site Box Office Mojo. Nos cinco indicados a Melhor Comédia ou Musical, a situação, apesar de específica, é semelhante. A Favorita, do grego Yorgos Lanthimos, é o indicado independente; Green Book: O Guia ainda não se destacou na bilheteria, mas tem potencial de sucesso pela trama edificante que mostra a amizade entre um branco e um negro nos EUA dos anos 1960; Podres de Ricos já surpreendeu na bilheteria neste ano; enquanto Vice e O Retorno de Mary Poppins ainda permanecem inéditos mas têm fichas que indicam sucesso - o primeiro é do mesmo diretor de A Grande Aposta, surpresa da temporada de 2016, enquanto o segundo resgata a clássica personagem da Disney.

 

Principais indicativos

 

Melhor Filme de Drama

 

Infiltrado no Klan, de Spike Lee

Bohemian Rhapsody, de Bryan Singer

Se a Rua Beale Falasse, de Barry Jenkins

Nasce Uma Estrela, de Bradley Cooper

Pantera Negra, de Ryan Coogler

 

Melhor Filme de Comédia ou Musical

 

Podres de Ricos, de Jon M. Chu

A Favorita, de Yorgos Lanthimos

Green Book: O Guia, de Peter Farelly

O Retorno de Mary Poppins, de Rob Marshall

Vice, de Adam McKay

 

Melhor Atriz de Drama

 

Glenn Close, por A Esposa

Lady Gaga, por Nasce Uma Estrela

Nicole Kidman, por O Peso do Passado

Melissa McCarthy, por Poderia Me Perdoar?

Rosamund Pike, por A Private War

 

Melhor Ator de Drama

 

Bradley Cooper, por Nasce Uma Estrela

Willem Dafoe, por No Portal da Eternidade

Lucas Hedges, por Boy Erased: Uma Verdade Anulada

Rami Malek, por Bohemian Rhapsody

John David Washington, por Infiltrado na Klan

 

Melhor Atriz de Comédia ou Musical

 

Emily Blunt, por O Retorno de Mary Poppins

Olivia Colman, por A Favorita

Elsie Fisher, por Oitava Série

Charlize Theron, por Tully

Constance Wu, por Podres de Ricos

 

Melhor Ator de Comédia ou Musical

 

Christian Bale, por Vice

Lin-Manuel Miranda, por O Retorno de Mary Poppins

Viggo Mortensen, por Green Book: O Guia

Robert Redfor, por The Old Man & The Gun

John C. Reilly, por Stan & Ollie

 

 

O que você achou desse conteúdo?