Logo O POVO+
Petiscos muito além da batata frita!
Vida & Arte

Petiscos muito além da batata frita!

Estabelecimentos de Fortaleza investem em petiscos para veganos e vegetarianos. Coxinhas, pastéis e moquecas estão entre as opções para quem não consome alimentos de origem animal
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]A cena é comum: uma turma chega no bar e o amigo que opta por não consumir alimentos de origem animal logo pede uma porção de batata frita.

Com poucas opções no cardápio, veganos e vegetarianos precisavam se contentar em consumir esse único prato. Em Fortaleza, entretanto, esse quadro já mudou. Atentos ao crescente público que excluiu carnes, ovos e leite da alimentação, bares e restaurantes da Capital investem em opções acessíveis e saborosas. Pastéis, coxinhas, moquecas e sanduíches são incorporados à petiscaria.

Marina Mapurunga - sócia do Hey Joe Food 'n' Bar - diz que a casa sempre ofereceu opções para o público vegetariano (que não consome carnes) e para o público vegano (que não consome qualquer produto de origem animal, incluindo leite, mel e ovos). Mas, através de pesquisas, percebeu a demanda crescente por petiscos que ampliassem o paladar. "Nós queremos que todas as pessoas que sentarem nas nossas mesas tenham opções gostosas", explica Marina, lembrando que atualmente o cardápio tem, entre as opções, bolinho de grão de bico, hambúrguer artesanal de carne de caju, hot dog de salsicha vegana e bolinho de feijão fradinho. Os pratos, ela afirma, são solicitados por todos os públicos.

[FOTO2]

"De fato estamos em meio ao surgimento de um grupo de pessoas que não deseja comer carne e derivados dos animais, pessoas que estão despertando para um nível de consciência ambiental e coletiva, favorecendo o reino animal, aliviando a carga de dor, sofrimento e exploração", explica Vaikuntha Prasada, um dos criadores do É Tudo Veg. Ele calcula que nos últimos dez anos o mercado de Fortaleza para veganos e vegetarianos cresceu substancialmente, tendo ao menos 30 projetos novos na Cidade. O É Tudo Veg, administrado também por Maria Isabel, oferece petiscos e pastéis que podem ser encomendados para festas. Incluindo, por exemplo, um desejado "cento de salgados veganos" - com canudinhos e coxinhas.

[FOTO3]No Bar Clandestino, localizado no Dionísio Torres, o princípio é "sempre ter opções para todos os gostos" - diz Eduardo Soares, sócio do estabelecimento. Ele - que se considera reducionista no consumo de carnes e alimenta o sonho de ser vegetariano - observava outros estabelecimentos de Fortaleza onde o cardápio para veganos era resumido a batata frita. Surgiu o desejo, então, de oferecer um sanduíche de espinafre com creme de maracujá, um trio de coxinhas veganas com sabores variados e um queijo coalho frito com geleia de acerola apimentada. Os sabores são tão bons, elucida Eduardo, que os pratos estão entre as preferências do público geral - que não se identifica com veganismo ou vegetarianismo. Em outras casas ouvidas por O POVO, o cenário é semelhante: o cardápio sem ingredientes de origem animal é solicitado por todos.

O desejo de oferecer algo saboroso e que fosse além da batata frita também moveu o Beer After Ride (B.A.R), localizado no Meireles, a incrementar o cardápio com pratos que utilizam berinjela, abobrinha e outros ingredientes livres de sofrimento animal. O carro chefe da casa, explica Eli Alcântara, sócio do estabelecimento, é um moqueca de banana - saborosa e preparada com pimentões coloridos, leite de coco e salsinha. "Temos uma clientela de veganos, mas é relativamente pequena. Quem mais pede a moqueca são os não veganos", explica Eli. Com o interesse dos estabelecimentos em utilizar novos insumos nos cardápios e a demanda inegável do público por mais opções, os veganos e vegetarianos de Fortaleza - há muito - não precisam mais se contentar com a tradicional e amarela porção de batata frita. 

Petiscos veganos e vegetarianos 

Hey Joe Food 'n' Bar

Onde: Rua Norvinda Pires, 32 - Aldeota

Telefone: 3121 3815

Beer After Ride

Onde: Rua Ildefonso Albano, 1614 - Meireles

Telefone: 98720 9777

Bar Clandestino

Onde: Rua José Vilar, 3040 - Dionísio Torres

Telefone: 3879 5779

Sem sair de casa! 

Bike Vegan

Realiza entregas de salgadinhos, bolos, sanduíches, pizzas e outras delícias

Instagram: @bike_vegan

Encomendas: 98656 8556

É Tudo Veg

Projeto itinerante que contempla feiras, eventos e encomendas de refeições e salgados

Instagram: @e.tudo.veg

Encomendas: 99163 7150

Pitanga - Coisas de Comer

Faz entregas de pães, pastéis, tortas, coxinhas, bolos e outros salgados e doces veganos.

Instagram: @pitangacozinha

Encomendas: 99613 7648

PONTO DE VISTA 

Quando você diz que é vegano, as pessoas costumam fazer uma careta. "Então você só come mato?". Na verdade, veganismo é um estilo de vida, uma batalha contra qualquer tipo de exploração humana, animal e ambiental. Não comemos carne, não bebemos leite, não tomamos mel, não usamos couro, não consumimos produtos de empresas que exploram pessoas, animais e destroem a natureza.

Parece trabalhoso, mas o prazer de estar na luta pelo que é certo é maior. O planeta grita por socorro, e nós precisamos assumir a responsabilidade e parar de pensar que o problema não é nosso. A criação de animais para consumo humano produz 18% das emissões de gases de efeito estufa. Para produzir um quilo de carne, são necessários 15.500 litros de água, enquanto para cultivar a mesma quantidade de batatas utiliza-se 900 litros. A pecuária é a maior responsável pelo processo de degradação do solo e poluição dos rios.

Quanto à saúde, a ONU já classificou embutidos - como a salsicha - no primeiro grupo de cancerígenos, ao lado do cigarro.

Ser vegano não é difícil. Cozinhar sua própria comida é econômico e saudável, e é fácil ficar satisfeito com um prato de arroz, feijão, farofa, macarrão, alface, batata e tomate. Eu que passo o dia fora costumo sair de casa com minha bolsinha carregada com sanduíches, biscoitos de maisena, frutas e castanhas. Quando não, encontro boas opções pra beliscar pela cidade, como milho cozido, tapioca com leite de coco, pão na chapa, batata e macaxeira frita.

Fortaleza está abrindo os olhos para o público vegano e opções não faltam. 

Nunca fiquei sem comer quando saí com amigos, mesmo que tivesse que ficar só na saladinha com suco. Mas se você não gosta de comida saudável não se preocupe, porque também temos pizza, hambúrguer e cachorro-quente sem nada de origem animal. Vegano não come só mato.

*Alessandra Jarreta é estudante, mediadora de leituras e vegana

O que você achou desse conteúdo?