Logo O POVO+
É de caju,feito com amor
Vida & Arte

É de caju,feito com amor

| BRIGADEIRO PREMIADO | Cearense do sertão de Quixadá recria memória da infância em doce que a nomeou vencedora do Melhor Brigadeiro do Brasil, no programa Mais Você
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO2]

O Brigadeiro Crocante de Castanha-de-Caju, de Ana Lídia Cabral, 33, é sucesso nacional. A memória de infância transformada em doce pelas mãos da cearense, que levou dez mil reais e um troféu para casa, venceu o Melhor Brigadeiro do Brasil, do Mais Você. A inspiração do caju não foi à toa. A ideia de usá-lo como principal ingrediente do brigadeiro resgata a história da empresária, natural de Quixadá.

[FOTO3]

A família de Ana Lídia tinha plantação de caju no sertão do município cearense. Daí a escolha do ingrediente para apresentar no concurso da TV. Tem um gosto de saudade, de um tempo de menina que não volta, só ficou na lembrança. "Fui criada embaixo de pé de caju", retoma às origens. Na época, o avô de Ana comercializava a castanha. Hoje ela dá continuidade ao uso do insumo, porém na cozinha, em Maracanaú, onde reside há 15 anos.

 

Ana Lídia é formada em Gestão de Empresas, mas a confeitaria sempre foi sua paixão. "Meu sonho era viver da minha arte", rememora. Há quase sete anos o sonho se tornou possível, na profissão que a vida lhe mostrou e ela soube abraçar com talento e determinação. "Herdei o dom da minha mãe, que já fazia bolos em Quixadá quando eu era adolescente. Ela trabalha comigo até hoje", agradece pela inspiração diária.

 

Mesmo vencendo por unanimidade o concurso, comandando por Ana Maria Braga na Globo, a disputa pelo prêmio de Melhor Brigadeiro do Brasil não veio fácil para @analidiabolosdecorados, como é conhecida no Instagram. Antes de concorrer nas etapas matinais do programa, Ana Lídia passou por uma peneira com outros quatro mil inscritos.

 

"O maior desafio foi controlar o nervosismo e a ansiedade em ter o chef Flávio Federico como jurado fixo, pois já conhecia e admirava o trabalho dele", revela. A avaliação final, no último dia 30, também passou pelo crivo do chef francês convidado Fabrice Le Nud, que também aprovou o doce. O voto do público também somou à pontuação de Ana. O brigadeiro que nasceu campeão bateu outros três incluindo uma versão de banana, da participante de Santa Catarina.

 

Se quiser replicar a receita, disponível na Internet, Ana Lídia dá logo a dica: "o ponto final é essencial para o brigadeiro ficar cremoso, existe o ponto 'mar morto' que você abre a massa com a colher e ele demora um pouco para se unir novamente". Quer ficar com mais água na boca? Ele recebe camada crocante de castanha-de-caju, claro. A caixa com oito unidades, no tamanho de 22g cada, sai a R$ 20. O cento, no tamanho menor de 12g cada, por R$ 90.

 

Além do de caju, ela prepara novidades. "Já temos outros sabores gourmet no cardápio, como Ninho com Creme de Avelã, Churros e Café", convida a provar. Expert também em bolos, Ana adora o tema de casamento, mas acabou direcionando seu olhar à linha infantil. Os mais pedidos? Os de unicórnio e Patrulha Canina. "As crianças adoram", diz a cake designer.

 

Com a nova fase, ainda mais doce, a empresária pensa em ampliar os negócios, como estender o sonho de confeitaria e afins para um endereço físico. Seria outra realização. "Tudo que passamos na vida é válido e aprendemos o tempo todo, percebi que fiz o trabalho correto optando por manter a qualidade dos meus produtos", leva como aprendizado do concurso para além da cozinha.

[FOTO1] 

Brigadeiro Crocante de Castanha-de-Caju

 

O brigadeiro campeão desbancou outros três sabores na rodada final do concurso: o Brigadeiro de Maracujá (Brûlée do Mato) de Mayara Nascimento, o Brigadeiro de Banana de Fernanda Kober e o Brigadeiro de Paçoca com Brigadeiro Amargo de Isabela Santos de Paula. Confira receita!

 

Ingredientes

 

100g castanha-de-caju quebrada grosseiramente

100g de açúcar

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

15g de margarina com sal

 

Modo de preparo

 

1. Em uma frigideira, coloque a castanha-de-caju quebrada grosseiramente, o açúcar e mexa por 7 minutos. Apague o fogo, coloque em uma superfície untada com margarina e deixe esfriar. Depois de frio, reserve metade do crocante de castanha de caju para a massa do brigadeiro.

 

2. Coloque a outra metade em um saco plástico e quebre bem com um batedor até ficar bem fino. Reserve. OBS.: Esse crocante é para passar os brigadeiros.

 

3. Numa panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, a margarina,  misture e leve ao fogo baixo mexendo sem parar por 15 minutos. Depois desse tempo, coloque o crocante de castanha-de-caju mais grosseiro e mexa por mais 3 minutos. Apague o fogo, transfira para um prato untado com margarina e deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve.

 

4. Pegue pequenas porções da massa do brigadeiro e enrole. Passe no crocante de castanha-de-caju quebrado bem fino, coloque na forminha e sirva.

O que você achou desse conteúdo?