Logo O POVO+
Respeite as caras
Vida & Arte

Respeite as caras

Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, décima segunda edição do For Rainbow celebra o reconhecimento de diversas identidades de gênero com programação gratuita para o Dragão do Mar
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O For Rainbow começou sua história como festival de curta metragem e, ao longo da trajetória, evoluiu para alcançar filmes internacionais. Consolidando-se como um espaço de resistência pela liberdade sexual e de gênero no Ceará, o evento alcança sua 12º edição com o tema "Respeite as caras". O evento tem início hoje, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com programação de filmes, shows, exposições, debates, performances e lançamento de livros.


O evento contou com 1800 inscrições, entre longas e curtas-metragens nacionais e estrangeiros na Mostra Competitiva Internacional. Buscando traduzir a diversidade sexual e de gênero por meio de filmes inéditos, a curadoria dos 24 selecionados foi feita pelo cineasta pernambucano Leo Tabosa, a jornalista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Cida de Sousa e pela fotógrafa Júlia D'Ávila. Eles concorrem, em 13 categorias, ao Troféu Elke Maravilha.


"O For Rainbow é um festival afirmativo, e todos os filmes selecionados transmitem essa ideia. Nossa preocupação é lançar um olhar sobre a realidade que nos aproxima, sobre o que de fato é importante discutir no momento", explica a diretora do Festival, Veronica Guedes. Dos quatro longas-metragens selecionados nesta edição, quatro deles são brasileiros. "Essa escolha é, antes de tudo, uma opção política. Precisamos ser esse lugar de fala e de resistência", completa.


"Hoje vivemos um momento muito preocupante para a comunidade LGBT no Brasil. Por isso é importantíssimo que a gente tenha um evento que dê visibilidade para essa comunidade, com um lugar onde todo mundo possa se encontrar e ter um espaço de fala".

 

12º For Rainbow

Quando: 21 a 27 de novembro

Onde: Centro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81)

Quanto: Gratuito

Informações: 3488-8600

 

Tinta bruta

Eleito melhor filme do Festival Internacional de Cinema do Rio, Tinta Bruta venceu nas categorias melhor roteiro, melhor ator e melhor ator coadjuvante. Com direção de Marcio Reolon, o longa ganhou destaque em festivais pelo mundo, a exemplo do Outfest Los Angeles. Na trama, Pedro (Shico Menegat) busca meios para suportar a partida da irmã e melhor amiga, além de enfrentar um processo criminal. Em uma fase conturbada de sua vida, o jovem assume o codinome "Garoto Neon" e se apresenta anonimamente na internet, coberto apenas com tinta fluorescente.

Tinta Bruta

Ficção, 117 min

Quando: Segunda, 26, às 19 horas

 

Fabiana

Percorrendo 11 mil quilômetros transportando toneladas em uma carroceria suspensa, vê-se o corpo franzino de uma mulher. Fabiana tem 56 anos e ganha a vida como caminhoneira. Mulher transgênero e lésbica, ela tem sua história contada pela diretora Brunna Laboissière, que assume o papel de caroneira. Com apenas uma câmera e um tripé na mão, Brunna divide, ao longo de 28 dias com Fabiana, uma longa conversa sobre amor, solidão e medo. Em junho, o documentário venceu a categoria Prêmio do Público do Olhar de Cinema, no Festival Internacional de Curitiba.

Fabiana

Documentário, 89 min

Quando: Quinta, 22, às 19 horas

 

Rafiki

O longa-metragem de Wanuri Kahiu é uma adaptação cinematográfica do conto Jambula Tree, da ugandesa Monica Arac de Nyeko, e conta a história de duas amigas que se apaixonam em um contexto conservador e homofóbico. Elas enfrentam a pressão da família, dos amigos e da Igreja. Premiado em Cannes, Chicago, Oslo, Sydney e nos Estados Unidos, o filme foi censurado em seu país de origem, sob acusação de incentivar relações homossexuais, o que é crime no Quênia.

"Rafiki"

Ficção, 82 min

Quando: Sexta, 23, às 19 horas

 

Inferninho

A protagonista Deusimar é a dona de um bar que é um autêntico refúgio de sonhos e fantasias. Jarbas, o marinheiro que acaba de chegar na cidade, sonha em fincar raízes. O amor que nasce entre os dois é parte do enredo onírico de Inferninho, curta cearense dirigido por Guto Parente e Pedro Diógenes. O longa teve destaque no Festival Cinematográfico Internacional Del Uruguay, foi aclamado no Festival de Roterdã, na Holanda, selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires e eleito melhor filme pelo Queer Lisboa.

Inferninho

Ficção, 82 min

Quando: Quarta, 21, às 19 horas

 

 

O que você achou desse conteúdo?