Logo O POVO+
Palavra em miragem
Vida & Arte

Palavra em miragem

l Lançamento 1| Escritora Soraya Madeiro estreia na poesia com o livro Miragem, a ser lançado no próximo sábado, 24, no bar Vilarejo 84
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Memória e sonho são os principais fios condutores das narrativas das quarenta poesias que constroem Miragem, livro de estreia da escritora Soraya Madeiro. Publicada pela Editora Moinhos, a obra será lançada neste sábado, 24 de novembro, às 19h13, no bar Vilarejo 84.


Esta é a primeira vez que Soraya, que também é doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), se distancia da escrita acadêmica para dar espaço ao texto ficcional. Influenciada principalmente pelas poetas Ana Martins Marques, Ana Cristina César, Alejandra Pizarnik e pelo poeta Campos de Carvalho, ela conta que a partir dessas e outras leituras, além de um amontoado de vivências, foi que decidiu trazer para a criação de poesia sua percepção particular da realidade.


A autora conta que sua escrita nasceu da prosa curta e somente na última década amadureceu e reconheceu-se poesia. Entre os temas tratados no livro estão as recordações da infância vivida em Quixeramobim, no sertão central cearense, mas também a construção de realidades possíveis a partir de percepções do cotidiano que a cerca. Os poemas de Soraya trazem, além de memórias de um passado já distante, o mar de um tempo presente, a natureza que a rodeia, além de amores e afetos. ?Muitos textos são recordações, normalmente deturpadas. Nem sempre são minhas, como é o caso do poema Matriz. Foi minha irmã mais velha quem sujou a roupa da missa de sorvete e por isso quis fugir de casa. Mas achei um acontecimento tão bonito que internalizei como algo meu. Nem tudo em que me baseei pra escrever é real, mas são coisas demasiadamente vivas?, define.


As poesias de Miragem são resultado de anos de escrita e lapidação. A autora conta que deu início ao trabalho de escrita ainda na adolescência, quando produzia textos autorais em cadernos e blogs. ?Mas essa foi uma atividade que amadureceu em mim nos últimos seis ou sete anos?, diz. Ela descreve o processo criativo como algo bastante heterogêneo. Enquanto alguns poemas nasceram de fragmentos de texto que estiveram guardados por anos, outros tomaram forma em poucos minutos. ?Foi o caso de Asas do Desejo, a prosa poética que faz parte da primeira parte do livro?, esclarece.


A autora conta ainda que há planos para futuras publicações, ainda sem data de lançamento. ?A poesia é sempre um acontecimento inesperado?, encerra.

 

Lançamento do livro Miragem

Quando: 24/11, sábado, às 19h13min

Onde: Vilarejo 84 (Rua Clube Iracema, 84 - Aldeota). Entrada Gratuita

Preço do livro: R$35

 

Miragem

72 páginas

Editora Moinhos

editoramoinhos.com.br/loja/miragem

 

O que você achou desse conteúdo?