Logo O POVO+
Os escritos de um fugitivo
Vida & Arte

Os escritos de um fugitivo

| Teatro | Inspirada na obra de Mia Couto, a peça Os Cadernos de Kindzu segue livre para criar uma nova versão da história
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Narrando a vida do jovem Kindzu após sua fuga da guerra civil em Moçambique, a peça Os cadernos de Kindzu é inspirada no universo criado por Mia Couto no livro Terra Sonâmbula. O espetáculo inicia suas apresentações de hoje até domingo, 18, e segue na próxima semana, de quinta a domingo, 25, na Caixa Cultural Fortaleza.

 

Em um mundo em que o imaginário sobrenatural é usado como fuga da realidade, Os cadernos de Kindzu conta histórias sobre a vida e as formas como os refugiados resistiram à violência na África pós-colonial a partir de suas crenças. Seguindo a versão dos diários escritos por Kindzu como ponto de partida para criar uma nova história, a peça permite que os personagens ganhem mais liberdade para se desenvolverem sem que percam a essência criada por Mia Couto.

 

Com instrumentos africanos, indianos e brasileiros, a música segue presente ao longo do espetáculo. Ana Teixeira, diretora da companhia Amok Teatro, do Rio de Janeiro, afirma que a musicalidade da peça nada mais é do que uma forma de representar a vida. "Ela é usada como condutora da narrativa. E a vida é regada de música. Os sons cercam todos os momentos da história, nada mais justo do que ter a música como um apoio para contar essa história", diz.

 

"A arte é um método de humanizar a vida. Kindzu é capaz de emocionar a plateia e fazê-la rir. É muito mais que um conto. É uma reflexão sobre o mundo atual, sobre ancestralidade e sobre ser humano", afirma Ana Teixeira.

 

A companhia Amok Teatro se dedica a pesquisar as formas narrativas e a linguagem cênica do continente africano. Investigando as tradições locais como uma forma de compreender a arte e toda a ancestralidade existente nesta cultura. "A linguagem usada não se enquadra no português brasileiro nem no português de Portugal. Há uma mistura que une características de cada uma e garante que a representatividade desse povo se mantenha na fala".

 

Além da peça, o Amok Teatro oferece a oficina Treinamento - Improvisação (Os Caminhos do Ator no Amok Teatro), em que a proposta é desenvolver a presença cênica do ator, articulando a individualidade e as técnicas para auxiliar na formação artística. A atividade será conduzida pela própria Ana Teixeira, que também é pedagoga, e vai acontecer na Sala de Ensaio da Caixa Cultural Fortaleza, no dia 17 de novembro, das 14h às 18 horas.

 

Os Cadernos de Kindzu

Quando: 15 a 25 de novembro (quinta a sábado, às 19 horas, e domingo,
às 18 horas)

Onde: Caixa Cultural Fortaleza (avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)

Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Infos: (85) 3453 2770

 

 

O que você achou desse conteúdo?