Logo O POVO+
Mostra Sesc Cariri em contagem regressiva
Vida & Arte

Mostra Sesc Cariri em contagem regressiva

| Tradição | Edicão 2018 celebra 20 anos e os 70 de fundação do Sistema Fecomércio no Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Em coletiva realiza na manhã de ontem, 8, na sede da Fecomércio, o presidente da instituição, Maurício Filizola, fez um balanço da Mostra Sesc Cariri de Culturas ao longo dos anos, ressaltando o caráter difusor da arte no Estado e trazendo ao público o anúncio da edição 2018. "Esta é uma mostra muito especial, terá grandes atrações, reforçando a cultura e fomentando a economia na região", afirmou Maurício Filizola. Na ocasião, estavam presentes o gerente de Cultura do Sesc CE, Chagas Sales, e Patrícia Rinaldi, diretora de programação social.

 

Apresentando ações de valorização da arte e da cultura no Cariri, o encontro também serviu para que se apresentassem alguns dados relativos aos impactos econômicos e socioculturais na região, dando assim novas perspectivas para a continuidade da Mostra, que este ano, além de celebrar 20 edições, marca também o aniversário de 70 anos de fundação do Sistema Fecomércio no Ceará.

 

Vitrine para as diversas manifestações populares, a Mostra Sesc Cariri de Culturas acontecerá de 16 a 20 de novembro, tendo como palco as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda, além de mais 22 cidades da região. Ao todo, entre mestres da cultura, brincantes, pesquisadores de arte e artesãos, o evento irá reunir mais de 2.500 artistas. Para além dos teatros e galerias, espaços públicos como praças e ruas irão apresentar uma programação totalmente gratuita que se estende ainda para ações formativas e um seminário.

 

"Tivemos 3.111 inscrições de todas as regiões. A curadoria teve um trabalho bastante desafiador dentro deste universo de propostas artísticas. A partir deste trabalho, acabamos fazendo um mapeamento cultural de todo o País", explicou Chagas Sales. Para Mestre Adenir, à frente do Reisado Reis de Congo, a mostra "é muito importante para a tradição. As crianças que estão começando ficam muito alegres porque são bem recebidas por todos. Não tem explicação para o tanto de valor que se leva de boca em boca".

 

Orlângelo Leal, do grupo Dona Zefinha, destacou a rede de parcerias e afetos entre os artistas. "Além de ter essa troca profissional, é também um espaço da troca de afetos, porque precisamos uns dos outros para nos fortalecer, para continuar nessa loucura de querer levar para o público obras de qualidade, que façam com que as pessoas se sensibilizem e levem a algum tipo de reflexão". Na música, o grande destaque será Milton Nascimento (dia 20).

Teresa Monteiro

 

20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

Quando: de 16 a 20/11

Onde: Região do Cariri (Polos Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda)

Programação: site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular "Mostra Sesc Cariri" (Android e iOS)

 

 

O que você achou desse conteúdo?