Logo O POVO+
Letras espíritas
Vida & Arte

Letras espíritas

Edição Impressa
Tipo Notícia

Conforme lembra Luciano Klein, historiador e vice-presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará, o espiritismo surgiu com um livro - O Livro dos Espíritos. "Apesar da queda geral da leitura, o grande carro-chefe na divulgação do espiritismo continua sendo o trabalho da lavra mediúnica de Chico Xavier", aponta Luciano, que é também autor de diversas publicações espíritas.

 

Mesmo com a crise do mercado literário, o presidente da FEEC destaca obras de autores como Zíbia Gasparetto, Divaldo Franco e Léon Denis, além de outros escritos de Chico Xavier. "Além das obras básicas (da doutrina), temos romances, livros de mensagens e também livros de experimentação, já que a doutrina espírita tem esse caráter eminentemente científico. Mas o livro mais lido, da codificação (obras fundamentais da Doutrina Espírita trazidas à tona por Allan Kardec), continua sendo O Evangelho Segundo o Espiritismo", aponta Luciano. A Federação possui em sua sede, na rua Princesa Isabel, 255, a livraria Sinal Verde, voltada a títulos do tipo.

 

Assim como com as obras audiovisuais e teatrais, o historiador explica que o público leitor não é necessariamente espírita, "pelo contrário". "A demanda é muito grande - é mais ou menos como as novelas da Globo, que fazem muito sucesso. Essa busca, essa curiosidade, é inerente à criatura humana. Todos nós buscamos as grandes questões relacionadas à existência: quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Talvez isso explique o motivo desse sucesso tão extraordinário", arrisca.

 

O que você achou desse conteúdo?