Logo O POVO+
Coração ventureiro
Vida & Arte

Coração ventureiro

| Show | Cantora e compositora fluminense Bárbara Eugênia se apresenta pela primeira vez em Fortaleza neste sábado, 17, no Café Couture
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Na contramão da pressa, com o pé na estrada e o coração no peito do mundo, a cantora e compositora Bárbara Eugênia completa consolidados 13 anos de carreira na cena indie contemporânea como um dos nomes mais reconhecidos do gênero. Entre espetáculos experimentais em casas de música alternativa e apresentações até mesmo fora do País, a fluminense desembarca em Fortaleza pela primeira vez neste sábado, 17, para um show reduzido no Café Couture.

 

A apresentação é inédita na Capital, mas a bagagem de Bárbara Eugênia é vasta: radicada em São Paulo desde 2005, a cantora gravou os álbuns Journal de Bad (2010), É o que temos (2013), Frou Frou (2015) e se prepara agora para o lançamento do seu quarto disco autoral - previsto para janeiro de 2019.

 

Entre o intimista álbum inaugural e o enérgico Frou Frou, uma evidente diferença narrativa marca o trabalho de Bárbara Eugênia. "A gente tá sempre mudando, né? Vivendo os processos da vida. Sei que existe essa transformação, porque já não sou a mesma, não sinto as coisas da mesma forma e nem reajo à vida como reagia. Meus discos e as músicas que faço são reflexo disso. Tô sempre experimentando e querendo explorar novas formas de expressão", reflete.

 

As fartas colaborações musicais também engrandecem o trabalho de Bárbara Eugênia. A cantora mantém constantes parcerias com nomes, como Edgard Scandurra, Dustan Gallas e Clayton Martin. Em 2014, Bárbara e o guitarrista paulista Chankas se uniram no projeto Aurora, um trabalho com canções em inglês inspiradas no country e folk dos anos 1960. Já em 2017, ao lado de Tatá Aeroplano, a fluminense lançou o sutil Vida Ventureira. O álbum conta a história de um casal que explora o mundo juntos - e reflete esse fazer partilhado que Bárbara tanto acredita.

 

"São amigos, são pessoas que desde o começo estão comigo, me ensinaram muito, me deram e dão muita força. A gente se conecta num lugar muito mágico e enriquecedor. Todo esse processo me traz para esse disco novo. Eu tava querendo chegar num som novo e está ficando bem legal! Pra isso, vão rolar algumas participações bem especiais e tem a chegada de uma nova integrante, Cris Botarelli, do Far from Alaska", revela.

 

Bárbara Eugênia já esteve no Ceará duas vezes, em Jericoacoara (no ano de 2012) e no Cariri (em 2014). O desejo de cantar em Fortaleza se fortifica desde então. "Nem acredito que vai rolar. Dessa vez, vai ser uma versão reduzida, mas espero que abra portas para uma próxima com disco novo e banda completa. Farei esse show com Dustan Gallas e Rian Batista e vamos passear por um pouco de tudo destes 10 anos. Estou aguardando ansiosa para estar com vocês".

 

Bárbara Eugenia em Fortaleza

Data: sábado, 17, às 20h

Local: Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554, Praia de Iracema)

Quanto: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Ingressos disponíveis em www.sympla.com.br

 

O que você achou desse conteúdo?