Logo O POVO+
Clássicos no gelo
Vida & Arte

Clássicos no gelo

| Balé artístico | Em turnê pela América Latina, espetáculo Ballet de Moscou no Gelo é apresentado no palco do Teatro RioMar Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Para muita gente, um par de patins é apenas uma forma de passatempo, ao contrário do que é para os bailarinos da Moscow Ballet Company On Ice, que fazem arte utilizando o equipamento. Artistas treinados para realizar acrobacias e rodopios sobre o gelo, os alunos da escola russa integram o espetáculo Ballet de Moscou no Gelo. A montagem de dança, executada em cima de uma pista de gelo com aproximadamente 120m², chega a Fortaleza para apresentação dupla.

 

Seguindo com turnê que cruza a América Latina, o espetáculo dirigido por Olha Halayko chega a Capital cearense depois de fazer temporadas em Curitiba, Goiânia, Brásilia, Recife e Natal. Por aqui, a primeira apresentação acontece hoje, 8, no palco do Teatro RioMar Fortaleza, às 20 horas. Amanhã, 9, um pouco mais tarde, às 21 horas, os bailarinos sobem ao palco mais uma vez, encerrando apresentações pelo Brasil.

 [SAIBAMAIS]

Com perfeita sincronia e movimentos precisos, 20 integrantes da companhia apresentam Cinderella e O Lago dos Cisnes, que ganham novas nuances através da dança clássica e da patinação artística no gelo. "Um dos nossos maiores desafios é levar ao público uma nova forma de ver a arte, de expressar algo que já foi visto outras vezes, e fazê-los ver que tudo é possível quando convertemos o palco em uma pista de gelo", destaca Alexander Gonzalez, em entrevista ao O POVO.

 

A turnê pela América Latina começou em Caracas, na Venezuela. Experientes na vertente do balé no gelo, a escola já se apresentou para mais de cinco mil pessoas. "Já levamos o espetáculo a 150 países. O público quase sempre fica encantado com a grandiosidade do espetáculo", adianta Gonzalez, responsável pela produção internacional da montagem.

 

Realizar todas as coreografias pensadas para os espetáculos, e ainda se manter equilibrado sobre o gelo requer preparo fundamental. Segundo Alexander, a preparação dos artistas, que decidem embarcar neste ramo, é bastante intensa, com rotinas de oito horas diárias de treinos. "Um bailarino do balé de Moscou, começa a patinar sobre o gelo aos três anos de idade. Aos 18 anos, faz três de balé, para depois se vincular à companhia", detalha.

 

Criado em 1967, o grupo já se apresentou em 80 países ao redor do mundo. O elenco completo é composto por 100 patinadores. Entre os integrantes estão campeões mundiais e olímpicos de dança. Além das montagens apresentadas em Fortaleza, obras como Romeu e Julieta, A Bela e a Fera e o Quebra-Nozes, estão no repertório da companhia.

 

Espetáculo Ballet de Moscou no Gelo

Quando: hoje, 8, às 20h e amanhã, 9, às 21 horas

Onde: Teatro RioMar Fortaleza (RioMar Fortaleza - R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)

Quanto: de R$ 150 a R$ 250 (inteira)

Informações: (85) 3066 2000

 

 

O que você achou desse conteúdo?