Logo O POVO+
Cinema para despertar a consciência
Vida & Arte

Cinema para despertar a consciência

| LISTA | O cinema sempre foi importante meio de visibilidade e reflexão para temas discutidos pela sociedade. Neste Dia da Consciência Negra, o V&A indica filmes que abordam lutas e conquistas da comunidade negra
Edição Impressa
Tipo Notícia

 

A Cor Púrpura

(1985)

Dirigido por Steven Spelbierge, o drama é baseado no romance da premiada afro-americana Alice Walker. A trama se passa em uma pequena cidade da Georgia e marca a primeira grande atuação de Whoopi Goldberg. Celie, sua personagem, é uma jovem de 14 anos, que após ser violentada pelo pai, engravida e dá à luz a duas crianças. Após ser separada dos filhos, Celie é vendida para "Mister" (Danny Glover), que a trata como escrava e companheira. A menina conhece então Sofia (Oprah Winfrey), que a ajuda a seguir em frente. 

 

Histórias cruzadas (2012)

Com Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer e grande elenco, o longa Histórias Cruzadas, dirigido por Tate Taylor, é ambientado em Jackson, Mississipi, nos anos 60. O filme é um retrato sobre o relacionamento de duas empregadas negras com a jornalista Eugenia Skeeter (Stone). Eugenia decide escrever um livro da perspectiva das empregadas, trazendo à tona o racismo sofrido por elas na casa de suas patroas.

 

12 anos de escravidão (2013)

Vencedor de três Oscar em 2014, incluindo o de Melhor Filme, 12 Anos de Escravidão conta a história de Solomon Northup, interpretado por Chiweel Eliofor, um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o levou a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Solomon é vendido como se fosse um escravo e precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver durante doze anos.

 

Conduzindo Miss Daisy
(1989)

Estrelado por Morgan Freeman, Jessica Tandy e Dan Aykroyd, o longa foi responsável por levar quatro Oscar para casa, nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz (Jessica Tandy), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Maquiagem. Conduzindo Miss Daisy se passa em Atlanta, em 1948, e conta a história de uma rica judia de 72 anos. Após um acidente, seu filho a obriga a contratar um motorista. No início, ela resiste a ideia por ele ser negro, mas gradativamente ele quebra as barreiras sociais, culturais e raciais que existe entre os dois.

 

Estrelas Além do Tempo
(2016)

Drama biográfico, Estrelas além do tempo se passa no ano de 1961, em plena Guerra Fria, quando a corrida espacial era disputada entre Estados Unidos e União Soviética. Em uma sociedade norte-americana extremamente preconceituosa e segregada, as matemáticas Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) lutam para provar competência e conseguir ascender aos altos quadros da Nasa. A participação delas foi fundamental no sucesso da missão que levou o primeiro americano ao espaço.

 

 

O que você achou desse conteúdo?