Logo O POVO+
Arte na virada
Vida & Arte

Arte na virada

Com 12 anos de história, o CCBJ realiza a 1ª Virada Cultural, que impulsiona os trabalhos de seus integrantes e os conecta na formação artística e cultural com os cinco bairros que compõem o Grande Bom Jardim
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Música, teatro, dança e audiovisual são parte da 1ª Virada Cultural do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), que apresenta uma programação diversa ao longo de 24 horas seguidas. Iniciando suas atividades culturais e artísticas às 8 horas desta quarta-feira, a Virada Cultural encerra sua programação na manhã de quinta.


Em atividade desde 2006, o CCBJ está localizado no Bom Jardim, estendo-se ao entorno com os bairros Canindezinho, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal e Siqueira, tornando-se uma das maiores áreas habitacionais de Fortaleza. Coordenado pelo Instituto Dragão do Mar, o CCBJ conta com a participação de agentes culturais e representantes das comunidades adjacentes.

[SAIBAMAIS]

Nesta primeira edição da Virada Cultural, a comunidade teve um papel importante no desenvolvimento da programação do evento. O processo colaborativo entre os moradores da região e o Coletivo do Grande Bom Jardim foi essencial para atender a demanda tanto dos artistas, quanto dos integrantes do Centro. ?Tivemos um primeiro encontro com os moradores e colaboradores para que verificassem a grade de programação e fizessem considerações. Foi um processo colaborativo que resultou em uma programação extensa e diversificada?, conta Cris Pires, gerente de Ação Cultural do CCBJ.


Com Silvero Pereira e Mulher Barbada com o show ?Minhas Regras Tour?, a apresentação dos intérpretes dialoga com o público do Centro, além de representar a comunidade LGBT nos palcos. Cris Pires relata, também, que o convite para Kátia Cilene foi pensado para atender a demanda local, assim como o grupo de reggae Trem de Zion. ?Quando fomos compor a programação da Virada, sabíamos que cada atração já possuía o seu público formado?.


Formada em 2006, a banda Trem de Zion vem com a proposta de resgatar o estilo reggae da década de 1970, transmitindo mensagens de amor e paz para os admiradores do som, além de poder dar voz aos anseios da comunidade. Para Black Brasil, baixista da Trem de Zion, o CCBJ é um grande aliado para a formação do ser. ?Os jovens se ocupam com a arte, lá eles são preparados para a formação educacional e profissional, isso afasta os jovens de toda essa criminalidade?.


Aluno da Escola de Música do CCBJ, Victor Queiroz também pontua a importância de se ter um equipamento cultural para a formação cidadã dos jovens do bairro. ?Eu vejo crianças jogando capoeira, tocando violão, fazendo teatro e isso é muito lindo, principalmente nesses bairros que a criminalidade tomou conta. Ter um espaço onde o jovem pode se sentir incluso, onde acreditam em seu potencial e que são apoiados na arte, na cultura e no esporte, é uma contribuição muito grande para o seu crescimento?. Victor irá se apresentar pela primeira vez nos palcos do Centro Cultural com o show ?Voz e Violão?, onde irá tocar músicas de artistas que são sua referência, mas também sua música autoral: ?Dragão do Mar?, uma ode ao povo cearense batalhador.


Professor da Escola de Fotografia, Gandhi Guimarães reforça a participação do equipamento cultural no processo de formação do indivíduo. ?Acontece uma articulação da comunidade dentro do Centro Cultural. Há uma troca de saberes e vivências que contribuem para a criação dos projetos dos alunos?. Coordenando a exposição fotográfica ?Retratos do Jardim?, com a proposta de trazer imagens de pessoas com quem eles tivessem uma relação de convivência e afeto, Gandhi conta que se surpreendeu ao notar a pluralidade dos trabalhos apresentados por seus alunos e relaciona com as várias personalidades e vivências da turma. ?O bacana é que essa diversidade de pessoas reflete na atividade produzida, todos eles dialogam entre si pois representam a variedade que existe no Grande Bom Jardim?.

 

1ª Virada Cultural do CCBJ
Quando:
quarta-feira, 14, a partir de 8 horas
Onde: Centro Cultural Grande Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 - Bom Jardim)
Informações: (85) 3497-5981
Quanto: Gratuito

 

O que você achou desse conteúdo?