Logo O POVO+
Bola murcha
Vida & Arte

Bola murcha

| futebol | Fifa 19 renova mecânicas e expande os modos de jogo, mas deixa jogadores brasileiros fora da partida
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Anualmente a franquia de jogos de futebol da divisão de esportes da Eletronic Arts (EA Sports) nos agracia com um novo Fifa (game homônimo da Federação Internacional de Futebol) e esse ano não foi diferente. Entretanto, Fifa 19 se destaca por trazer, além de melhorias complementares e refinamentos, novos modos de jogo, uma expansão do seu modo história e a infeliz ausência de vários times do campeonato brasileiro e seus jogadores.

 

Fifa 19 foi lançado recentemente, no dia 28 de setembro, e traz uma vasta quantidade de times, atletas e opções de jogo para os fãs de futebol no videogame. São mais de 30 ligas oficiais existentes, tendo dentre elas a Liga dos Campeões da Europa e mais de 700 atletas no total. Seja sozinho ou com amigos, é possível jogar com cada time disponível em diversas modalidades de jogo, com novas possibilidades adicionadas nesta edição do game. Além de amistoso, campeonatos de pontos corridos e copas - que podem ser jogadas tanto online quanto offline, sozinho ou entre vários outros players - o game apresenta cinco novas maneiras de se jogar uma partida. No "Modo Sobrevivência", durante a partida entre dois times, aquele que marca gol, perde imediatamente um jogador aleatório (com exceção do goleiro). Já no modo "Vale Tudo" são retiradas as regras de falta, impedimentos e cartões. 

 

Na modalidade "De Fora Vale 2", gols marcados fora da área do time adversário contam como dois gols. No modo "Quem Fizer Ganha", é possível escolher antes do começo da partida um número específico de gols para consagrar um dos player o vencedor da partida. Por fim, o modo "Cabeceios e Voleios" traz a regra de só valerem os gols marcados de cabeça, voleio ou bola parada. As novas modalidades apresentadas em Fifa 19 adicionam uma camada a mais de variedade e de diversão há tempos requerida pelo fãs da franquia, sem desmerecer o pacote tradicional de modos de jogo já comuns.

 

Outra novidade de destaque do game é a maior profundidade de seu modo para apenas um jogador, chamado "A Jornada". Iniciado há dois títulos atrás, em Fifa 17, em "A Jornada" o jogador assume o controle de três personagens em três trajetórias distintas enquanto atletas do futebol. Algo interessante é a presença de uma personagem feminina, Kim Hunter que, após ter estreado no capítulo anterior de "A Jornada" (em Fifa 18) continua sua ambição pessoal de representar os Estados Unidos na Copa do Mundo.

 

Apesar do claro esforço em renovar e acrescentar novidades interessantes à fórmula da franquia, é preciso manter os diferenciais que trouxeram a franquia de games Fifa ao topo do mercado. Lamentavelmente, Fifa 19 tropeça feio nesse quesito, especialmente no Brasil. Em função de problemas de licenciamento entre a EA Sports e a CBF, o game não traz a licença de uso do Brasileirão, nem traz os nomes e estatísticas de grande parte dos jogadores que nele atuam. O maior entrave, entretanto, está na perda também dos direitos de uso dos nomes dos jogadores da seleção brasileira (masculina e feminina), com a exceção de Neymar Jr.. É profundamente lamentável problemas contratuais e burocracias impedirem aqueles que comprarem o game de desfrutarem de conteúdos presentes em versões anteriores do mesmo título. Não se sabe ainda o reflexo negativo que tal mudança trará para a performance do game no Brasil, mas é esperado que ele seja significativo. Contudo, tal deficiência poderá ser resolvida caso os clubes e seus jogadores cheguem a um acordo junto à EA. Entretanto, alguns fecharam contrato de exclusividade com títulos concorrentes a Fifa 19 durante essa temporada.

 

Davi Rocha é integrante do canal de Youtube Bacontástico

 

Serviço 

 

O FIFA 19 está disponível no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

O que você achou desse conteúdo?