Logo O POVO+
Ao redor dos livros
Vida & Arte

Ao redor dos livros

| Terceira edição | Entre debates, shows, saraus e leituras, Livraria Dummar realiza Feira de Livros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Vida feita de palavras, palavras feitas de vida: ler é também experienciar o mundo. Para celebrar a arte da palavra em suas diferentes nuances, o Espaço O POVO de Cultura & Arte se abre para um encontro entre leitores, autores e apreciadores de boa música. Em torno dessa vida que pulsa nos livros, o local recebe, a partir de amanhã, 3, a terceira edição da Feira de Livros da Livraria Dummar - com debates, shows, food trucks e literatura para diferentes gostos.

 

"Queremos chamar a atenção para a leitura, para o debate em torno dos livros", explica Regina Ribeiro, jornalista e editora-executiva da Editora Dummar. Por isso, o evento inicia abordando experiências de mediação de leitura na cidade. "Queremos ampliar o acesso às publicações, fazendo crescer essa cultura de leitores", completa.

 

E já que leitura e infância andam juntas na formação de leitores, a Feira dedica também um de seus espaços para a produção em literatura infantil. Quinta-feira, 4, às 18h30min, a escritora Marília Lovatel conversa sobre criação artístico-literária para crianças. A partir de sua própria experiência, ela considera a importância de uma narrativa acessível para diferentes públicos. "Bons livros agradam leitores de várias idades, é fundamental que a literatura busque cumprir esse papel democrático", define.

 

Depois da conversa, a autora de Menina dos sonhos de renda realiza sessão de autógrafos do seu livro Os Olhos da Janela, recém publicado pela Editora Dummar. "Não escrevo determinada a atingir um público específico, prefiro entregar esse poder nas mãos do meu leitor", completa. Na ocasião, haverá também o lançamento do Clube de Leitura Infanto Juvenil "Ciranda das Palavras", mediado por Sara Rebeca Aguiar e Vanessa Passos.

 

Partidas, lembranças, afetos - "tudo o que o escritor vive aparece em sua produção literária", considera Mara Nóbrega. "Por isso, as histórias já estão dentro de nós, mas as leituras nos ajudam a traduzi-las em forma de palavra", complementa a escritora. Passeando por histórias e leituras colhidas ao longo da vida, a autora de Oiticica (2015), se junta a Antônio LaCarne, Lídia Maria, Juliana Diniz, Nina Rizzi e Kah Dantas para conversar sobre inspirações de escrita a partir das 17 horas do sábado, 6.

 

Trazendo na voz os versos de canções como Artigo 26 e A Palo Seco, Lídia Maria encerra a programação do evento com o pocket show MPB.CE: Aqui a música é massa. Na apresentação, a artista percorre diferentes momentos do cancioneiro cearense. Trazendo composições de Mona Gadelha, Calé Alencar, Edmar Gonçalves e dos artistas de sua geração, Lídia celebra sua vida inscrita na música local. "A cada canção, pretendo inserir também um pouco da história dessas canções. Fui colhendo todo esse repertório ao longo da minha vida de um jeito muito natural, e hoje me sinto muito honrada de cantar a tão valiosa música cearense", completa.

 

"Sempre ouvi mais música do que li livros", brinca a cantora. "E isso foi muito decisivo para o meu processo criativo. Afinal, penso que música e literatura são dois caminhos diferentes que levam a um mesmo lugar", pondera. Som e palavra sempre andaram juntos na trajetória da artista, que começou a escrever os primeiros versos ainda na adolescência. Lídia também trará para a apresentação na III Feira de Livros da Livraria Dummar composições autorais como Alma Leve, que dá nome ao seu primeiro disco, e a faixa Não me deixe ficar só. Momentos antes do show, no Sarau Entre Páginas, ela apresentará seus escritos poéticos e as influências literárias no seu processo criativo.

 

III Feira de Livros da Livraria Dummar

Quando: 3 a 6 de outubro

Onde: Espaço O POVO de Cultura e Arte. Avenida Aguanambi, 282 - José Bonifácio)

Programação completa: blogs.opovo.com.br/editoradummar

 

 

O que você achou desse conteúdo?