Logo O POVO+
Um salão de lixo
Vida & Arte

Um salão de lixo

| Festival de Chorume | Em um culto ao amadorismo, o evento traz cerca de 14 horas de programação diversa no Salão das Ilusões e no bar Lions
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Imagens que parecem despretensiosas, descartáveis, feitas por artistas que cultuam o amadorismo e a experimentação. Por mais que a arte, em geral, seja um campo marginal, estas obras tensionam este lugar, carregando uma estética que não parece caber nas paredes brancas dos museus ou nas salas de cinema, encontrando um outro Salão, o das Ilusões.

 

A partir das 14 horas do próximo sábado, 22, o Festival de Chorume Cearense das Galáxias reúne dezenas de obras de diversos gêneros no Centro da Cidade em uma celebração ao alternativo e ao experimental. Filmes, feiras, oficinas, shows, performances e discotecagens se espalham pelo Salão das Ilusões e o bar Lions, na Praça dos Leões, em mais de 14 horas de programação.

 

O evento surge em 2013, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, da cabeça de dois estudantes de Cinema que, apesar de já terem adotado diversos nomes, aqui pedem para ser chamados de Gadi e Urutau. "A gente estava cansado do burocrático, dos padrões, do que as faculdades indicavam que era certo", lembra Gadi. "Resolvemos começar a fazer filmes do jeito que dava, fazia o roteiro, filmava e lançava no mesmo dia. Chamamos de Cinema Chorume, com a ideia de fazer filmes ruins de propósito, um filme tão ruim que queríamos que fosse um suquinho do lixo".

 

Desde então, o evento já viajou para outros estados, como São Paulo e Espírito Santo. "A gente já organizou algumas sessões dançantes, filmes para serem vistos dançando", lembra Gadi, referindo-se a uma ocasião em que Festival aconteceu em um "cinema chique de Niterói". "Quando rolou essa sessão dançante, as pessoas ficaram transtornadas com o público dançando feito loucos dentro da sala de cinema".

 

A edição que chega à Fortaleza, a 12ª, é a primeira a acontecer no Nordeste, motivada por uma cena artística que Gadi diz ter conquistado a ele e o amigo, que hoje estudam na Universidade Federal do Ceará. "A cena cultural daqui é muito foda e muito parecida com a nossa. É uma galera muito aberta e, pra gente, que veio do Rio, isso nos deixou muito animados".

 

O Festival recebeu inscrições de diversas expressões artísticas, para além do Cinema. "Nós exibimos tudo, com exceção de trabalhos que sejam preconceituosos, machistas, ou que vão ofender alguém", explica Gadi, que diz ter escolhido o Salão das Ilusões e a Praça dos Leões para o evento por uma identificação mútua. "Eles resolveram acolher a gente sem cobrar nada. O nosso objetivo sempre foi fazer ser de graça, se for cobrado um real do público está fora da proposta". O trajeto entre o Salão e o bar Lions vai ser feito através de um cortejo nas ruas do Centro, às 23 horas.

 

Uma das atrações musicais que o festival recebe é a DJ e performer Monstra, que comemora: "esse Festival diz muito da cena que a gente constrói aqui, uma cena dissidente que não está dentro dos museus e dos espaços comerciais". Ela toca às 23 horas na área interna do Lions ao lado do artista Peaug. "A nossa proposta é fazer essa arte com o lixo, sem recursos, com o que a gente tem, porque o que importa é a potência criativa".

 

Dentre os shows, um dos destaques é Guika, que fará sua apresentação de estreia às 2h30min na parte externa do bar. "O Festival Chorume é a prova de que não somos menos legítimos do que ninguém", explica o músico que apresenta, também, o seu primeiro videoclipe, produzido por Gadi.

"O Festival é pura política", define, por fim, o idealizador do evento. "É uma ação contra os espaços hegemônicos e burgueses".

 

Destaques da programação

 

Salão das Ilusões

A partir das 14 horas: exibição de filmes no hall e no banheiro

A partir das 14 horas: bazar com artistas como Lyna Lurex

Das 16 às 19 horas: apresentações artísticas diversas

23 horas: cortejo pelas ruas do Centro até a Lions

 

Bar Lions

22 horas - show de Breum

23 horas - discotecagem de Monstra e Peaug

2h30min - show de Guika

3 horas - discotecagem de Tuusmyr

 

*programação sujeita a alteração

 

Festival de Chorume Cearense das Galáxias

Quando: sábado, 22, a partir das 14 horas

Onde: Salão das Ilusões (rua Coronel Ferraz, 80 - Centro) e Lions (Praça dos Leões)

Gratuito

 

O que você achou desse conteúdo?