Logo O POVO+
Pura leveza
Vida & Arte

Pura leveza

| IGUARIA | De sabor exótico, as ostras têm destaque na culinária europeia e conquistam cada vez mais o paladar dos cearenses. Escolha sua versão predileta!
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

As ostras são responsáveis não só pela produção das pérolas, mas também por dividir opiniões de amantes da gastronomia sobre o sabor exótico da iguaria. À primeira vista, o molusco não tem aparência muito apetitosa, mas está presente em menus de requintados restaurantes europeus e conquista, aos poucos, o paladar dos brasileiros.

 

Esse alimento pode ser servido de forma fresca ou gratinada, de preferência. As frescas são mais comuns, tanto na culinária brasileira, quando na europeia, onde a produção desse alimento tem destaque como referência mundial. Neste caso, a indicação é que os moluscos sejam incrementados com molho à base de limão.

 

"O limão é importante para incluir mais sabor para o prato. Molhos à base de vinagrete francês também são ótimas indicações", explica Alain Guibert, proprietário do Bistrô à Vin, restaurante que inclui ostras no cardápio diariamente.

[FOTO2] 

É importante destacar que, na versão fresca, as ostras devem ser bastante higienizadas, já que são alimentos marinhos e expostos a bactérias presentes na água do mar. Quando estão limpas e livres de contaminação não oferecem qualquer risco à saúde. Ao contrário disso, elas são altamente nutritivas, ricas em cálcio e vitaminas.

 

As ostras gratinadas também possuem nutrientes e trazem benefícios para a saúde, além de ser uma versão indicada para quem ainda não tem o paladar familiarizado com o sabor exótico das ostras frescas. Alain conta que a opções gratinadas geralmente são refogadas com manteiga e ervas finas, o que deixa o sabor mais leve e vai ao encontro dos paladares mais tímidos.

 

Proprietário do restaurante 2707 Mercearia & Encontro, Bernardo Gadelha pontua que, na Capital, a produção de ostras tem boa qualidade durante grande parte do ano, podendo sofrer alterações apenas nos períodos chuvosos, quando esse alimento pode perder levemente o sabor.

 

Para adicionar mais requinte ao prato, Bernardo indica inovar na receita e deixar os molhos tradicionais um pouco de lado. "No Mercearia & Encontro 2707 nós temos opções com cebola caramelizada e beterraba glaçada. São toques que dão mais sabor ao alimento", explica.

 

É importante saber que escolher a ostra certa faz toda a diferença no resultado final da receita. A iguaria deve ser gorda - expressão usada por chefs para indicar qual melhor opção do molusco, que faz referência aos grandes e largos.

 

Depois de retiradas do mar, as ostras devem ser armazenadas no gelo por um curto período de tempo e, logo depois, ir para o consumo. Se guardadas em câmaras frias, principalmente por um longo período, o alimento pode perder o sabor fresco e original.

 

E aí, já sabe quando vai degustar essa iguaria?

 

MAIS CURIOSIDADES

 

A concha que protege o corpo da ostra é altamente calcificada

 

Ostras possuem baixo valor calórico e são muito ricas em sais minerais e ômega 3

 

As ostras produzem pérolas no ato de se defender de parasitas

 

No território brasileiro existem espécies do gênero Ptéria SP, que possuem potencial de produção de pérola

 

Os registros das primeiras fazendas marinhas de ostras datam de 350 a.C na Grécia e 100 a.C na Itália

 

SERVIÇO

 

2707 Mercearia & Encontro 

Onde: Nunes Valente, 3035 - Dionísio Torres

Contato: 30772707

instagram: @2707merceariaeencontro

 

Bistrô à Vin

Onde: Rua Ana Bilhar 1496 - Varjota

Contato: 997426365

Instagram: @bistroavin

 

Marcão das Ostras

Onde: Professor Carvalho, 2901 - Jaoquim Távora

Contato: 30325954

Instagram: @marcaodasostras

 

O que você achou desse conteúdo?