Logo O POVO+
Para celebrar o Dia da Cachaça!
Vida & Arte

Para celebrar o Dia da Cachaça!

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Com raízes históricas do tempo do descobrimento, a cachaça, produto genuinamente brasileiro, teve proibida sua produção em 1659 por imposição da coroa portuguesa para estimular as vendas da bagaceira lusa até a chamada Revolta da Cachaça, em 13 de setembro 1661, quando a população exigiu a liberação da produção da cachaça. Objetivo alcançado, mas por falta de regulamentação a cachaça não tinha reconhecimento internacional, sendo conhecida internacionalmente como "rum brasileiro".

 

Um projeto de lei de autoria do Dep. Valdir Colatto instituiu nacionalmente, desde 2009, o Dia Nacional da Cachaça, no dia 13 de setembro e, a partir de então, é comemorado em todo Brasil com muita festa e orgulho. Em Fortaleza, a Embaixada da Cachaça é ponto cativo dos apreciadores da bebida, local em que reúnem-se grupos, colecionadores e confrarias.

 

Com a possibilidade bem didática de conhecer vários estilos e de várias regiões do Ceará e do Brasil, na embaixada tem combos (clássico, carvalho 1 e 2 e Blends), que permitem a partir da prova de amostras de 40 mL de cada cachaça, o conhecimento da diversidade e a influência dos meios de envelhecimento, tudo bem capitaneado pelo sr. Altino Farias.

 

Endereço: R. João Brígido, 1245 - Joaquim Távora, Fortaleza - CE, 60135-080. Telefone: (85) 3085-0428

 

O que você achou desse conteúdo?