Logo O POVO+
Interseção criativa
Vida & Arte

Interseção criativa

| Mostra | Com o tema "A Casa Viva", 20ª edição da Casa Cor Ceará reúne diversidade dos trabalhos de design cearense
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Com tema que puxa pela valorização da cultura e da arte cearense, a Casa Cor deste ano dá novo ar ao design made in Ceará. Presente em quase todos os espaços da edição comemorativa, composta por mais de 50 ambientes, ele ganha destaque nos principais cenários da mostra, batizada de "A Casa Viva".

Para ajudar a identificá-lo, a convite do Vida&Arte;, o designer de produto Marcus Braga, que também assina um dos ambientes por lá, a Sala do Empresário, com André Scarlazzari e Dito Machado, percorreu a mostra com nossa equipe mapeando alguns dos trabalhos mais relevantes, incluindo um que ele desenvolveu a seis mãos para Catarina Mina Home.

 

Quem inicia o tour pelo Pavilhão da Garagem, vai se deparar com a mesa de centro, com espécie de cone desafiando o vidro suspenso, criação de André Monte. Já o cabideiro-banco negro, de Rafael Studart, está no centro do Loft Cinquentinha, de Anik Mourão. "Outro design e proposta que chama atenção no espaço da arquiteta, é a luminária meio instalação, proposta por Solon Ribeiro", inclui Marcus.

 

Chegando ao Estúdio da Fashion Influencer, a luminária Corrupio, de Érico Gondim, é o principal destaque. Desenvolvida em parceria com a Rato Roi (SC), a partir de fibra de material reciclável, "a Corrupio de Érico também ganhou destaque na última feira de design de Milão", enaltece o curador do passeio pelo ambiente.

 

terna, procure pelo puxador de ferro nos banheiros do Refúgio Deca. É de Gustavo Goes. Na volta, passe pelo Ateliê dos Ceramistas. "Aqui você encontra a variedade do design voltado à matéria-prima, incluindo o trabalho de Annelise Grieser, Emília Porto, Terry kay Araújo, Túlio Paracampos, Vivian Vieira e Vera Dessart, considerada já cearense", apresenta o designer. No Flux Joalheria Contemporânea, vizinho, vale conhecer o trabalho especialmente em prata de Bortolotti, Carola, Eliana Alcântara Studio, que insere o acrílico neste diálogo, e Opolo Design.

 

Ao lado, Marcus experimenta o banco feito a partir de resíduo naval, de Felipe Gradvohl, compondo o Espaço Casa Viva. "Além desse caráter sustentável, é um produto confortável, com ergonomia", avalia o expert há mais 20 anos no mercado. O espaço conta, ainda, com o trabalho de Roberto Dias, acessórios home décor feito de madeira, chifre, vidro, entre outros materiais.

Bem perto, está a Sala da Família, com sofá e poltrona Marcus Braga, Celina Hissa e Ney Filho para Catarina Mina Home. "O protótipo, da linha Mandacaru, é inspirado nos cactos, feito de metal, crochê com fibras naturais e junco", explica Marcus. "O Ceará sempre foi referência no artesanato brasileiro. É um Estado rico, que trabalha com coisas da Região", contextualiza.

 

No mesmo espaço, ele dá destaque, ainda, para a mesa-rádio de André Scarlazzari, lado a lado com a mesa de apoio esculpida em calcário de Limoeiro do Norte, de Ney Filho. A moringa de louça é Olga Maria. A visão de Túlio Paracampos está em várias trabalhos, indo além da arte. É dele o revestimento acinzentado na parede da Galeria do Fotógrafo. "É o design, dentro da casa, mais voltado ao industrial", observa o artista e designer Cadeh Juaçaba, com trabalhos também na mostra, integrando o passeio pela 20ª edição da Casa Cor Ceará.

 

No Wine Lounge, de Racine Mourão, a mesa de centro também é dele. "Segue uma forma de vida orgânica em mármore", percebe Cadeh. Outro design que chama atenção, na casa, é o da cadeira de Igor Sabá, inspirada nas palmeiras do Ceará. O Living com varanda reserva a tendência do overprint destacada por Juaçaba com o móvel feito por Marcus Novais só para a Casa Cor deste ano. "Funciona como um armário-bar, feito de marcenaria com tecido", descreve. Na Sala do Empresário, a mesa bailarina de madeira, assinada por

Scarlazzari, serve de apoio na composição do décor clássico no espaço.

 

Como local à parte, a dica é a Mostra Diálogo Brasil Original Artesanato e Design, do Sebrae. Três destaques por lá são a luminária e peça decorativa desenvolvida para Catarina Mina representando as misturas e conexões da cultura local, feita em parceria com as artesãs da Fia (Oficina de Artesãs); a poltrona MOW Rendas do Ceará, com design inteligente de Aline Gurgel; e o sofá em couro colorido, do mestre Espedito Seleiro. "Atualizar o artesanato ao design, é propor sempre esse novo, com olhar de raiz, porém sem ser óbvio", convida Cadeh a descobrir a casa.

 

O que você achou desse conteúdo?