Logo O POVO+
Protagonismo da juventude
Vida & Arte

Protagonismo da juventude

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A partir de amanhã, 10, o Cuca Jangurussu abre as portas no início da manhã e só deve fechá-las na noite do sábado, 11. É que começa, neste fim de semana, a terceira edição do Viradão da Juventude, que reúne uma vasta programação dentro das sedes da Rede Cuca espalhadas pela periferia da Cidade. Teatro, dança, música, cinema, games, esportes e outras diversas atividades serão ofertadas gratuitamente durante os fins de semana do mês de agosto.


"O Viradão é um grito da juventude de Fortaleza", explica o titular da Secretaria Municipal de Juventude, Júlio Brizzi. "É um evento feito pelos próprios jovens na periferia da Cidade, aproveitando um momento em que eles estão unidos dentro do Cuca exercendo as suas diversas habilidades".

[FOTO2]

Segundo o secretário, a programação é selecionada em uma parceria entre os próprios jovens e uma equipe de organização do evento. Com mais de 60 atividades, o Viradão reúne, em dois dias, diversas atrações que acontecem espalhadas durante todo o ano na Rede Cuca. Entre os destaques, estão festivais e torneios, como o Circuito Juventude Ativa de Skate 2018, que terá a sua abertura nesta sexta-feira às 15 horas e segue em programação até o fim do evento. Outra importante atração é o Festival de Música da Juventude, que fará a sua primeira seletiva às 18 horas do sábado, 11.


"Eu fico particularmente emocionado com a energia que a gente encontra lá", explica Júlio, relembrando as edições anteriores que reuniram mais de 13 mil pessoas. Ele também afirma que, mesmo nas atividades que atravessam a madrugada, o público continua sendo vasto. "A gente tem uma participação muito grande. Você abre uma porta, sala cheia com uma palestra, abre outra porta, sala lotada com uma peça. E, nestas duas edições, nunca tivemos um registro de problemas com violência".


O secretário explica, ainda, que eventos como esses são de grande importância para o desenvolvimento de políticas públicas e uma outra visão sobre a juventude da Cidade. "O Viradão simboliza esse sentimento de que o jovem é a solução para uma Fortaleza melhor", afirma Júlio. "Precisamos acabar com esse estigma que liga a juventude ao crime, às bebidas e aos problemas da Cidade."


Além do Cuca Jangurussu, os outros dois equipamentos da rede também receberão atividades durante este mês. Nos dias 17 e 18, a programação segue para o Cuca Barra, seguido pelo Cuca Mondubim no último fim de semana, dias 25 e 26. Com o objetivo de integrar os jovens de diferentes lugares da Cidade, nesta sexta-feira os equipamentos vão contar com transportes que levarão o público gratuitamente dos Cuca Mondubim e Barra para o Jangurussu.


Destaques da Programação

 

Sexta, 10

 

Saúde

19 às 21 horas: Barraca de Redução de Danos e Terapias Holísticas

 

Games

17 às 20 horas: Realidade Virtual

20 horas a meia-noite: Just Dance

 

Música

19 às 20 horas: Mr. Mojo

20 às 21 horas: Terra Mórfica

23 às 01 horas: Batalha de MC's

 

Esportes

16 às 18 horas: Torneio de Vôlei de Praia

23h30min às 03 horas: Roda de Capoeira

 

Palestras e cursos

14h30min às 17 horas: Workshop: Criando webséries com o celular

 

Teatro e dança

17 às 18 horas: Espetáculo Devoradores de Heróis - A Tragédia Segundo os Pícaros


Sábado, 11

 

Música

18 às 20 horas: III Festival de Música

 

Cinema

1h50min: Exibição de Quando as luzes se apagam

3h10min: Exibição de Invocação do Mal

 

Palestras e cursos

16 horas às 17h30min: Papo séries: The Handmaid's Tale

 

Teatro e dança

3h30min às 4h30min: Batalha de Drags

 

O que você achou desse conteúdo?