Logo O POVO+
Por aí com minha lancheira
Vida & Arte

Por aí com minha lancheira

| PRATICIDADE | Preparar marmitas em casa ou apostar em empresas que entregam refeições para toda a semana são ótimas opções para ter mais saúde e sabor no dia a dia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Passar o dia fora de casa e ter uma alimentação saudável, livre de conservantes e com gostinho caseiro parece impossível para quem tem uma rotina agitada. Mas o uso das marmitas surge como opção segura, prática e, na maioria das vezes, econômica, para aqueles que procuram mais saúde e sabor para o dia a dia.

 

Aliado de muitas dietas, a atenção com o preparo e a escolha dos alimentos vai muito além do cuidado com o físico. Fazer a comida em casa é saber como os alimentos são lavados e conservados, além de ter a oportunidade de personalizar a forma na qual a refeição é feita, usando os temperos que mais agradam ao tipo de paladar de cada pessoa.

[FOTO2]

É interessante saber que a preparação de uma marmita exige cuidados específicos. A nutricionista Bárbara Lima (@babilimanutri) conta que o melhor material para armazenar alimentos é o vidro, que pode ser levado ao freezer, geladeira, microondas e forno (em alguns casos). Além disso, ele não mancha e é mais fácil de lavar e desengordurar. Para quem prefere os potes em plástico, a indicação são os livres de Bisfenol (conhecido por aumentar os riscos de doenças como o câncer).

 

Outra dica da nutricionista é sobre a forma de guardar alimentos em potes no congelador para consumir aos poucos. "Esses alimentos devem ser levemente temperados e cozidos pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e a amaciar os alimentos. Para os vegetais, é importante fazer o branqueamento, que é um cozimento rápido, em torno de quatro minutos. Esse processo evita maiores perdas de vitamina", explica.

Bárbara ainda lembra que verduras não devem ir ao congelador e que, para maior conservação dos nutrientes, nenhum alimento deve ser congelado mais de uma vez. Depois de pronta, a marmita deve ser acomodada na geladeira ou em lancheiras térmicas, de preferência.

[FOTO3] 

Adepta do uso de marmitas há mais de dois anos, a advogada Ingryd Brilhante pontua que levar comida de casa para o trabalho trouxe melhorias para sua saúde e qualidade de vida. "Começou sendo para a saúde, mas percebi que eu conseguia economizar em relação ao dinheiro. De fato, é uma economia boa. E ainda posso escolher temperar a comida com tudo o que eu mais gosto", conta.

 

Para as pessoas que não encontram tempo ou não sabem cozinhar, há empresas que dispõem de pacotes com vários tipos de refeições para toda a semana ou pratos diários. Confira onde encontrar e programe-se!

 [FOTO4]

Dicas para fazer em casa

A nutricionista Bárbara Lima compartilhou sugestões essenciais para preparar em casa uma marmita saudável e com sabor

1. Prefira alimentos frescos

2. Tente não misturar os alimentos dentro do depósito (ajuda a não azedar com facilidade)

3. Evite levar carne mal passada

4. Lave bem os vegetais antes do preparo (escolha não levar legumes crus)

5. Na marmita, separe as saladas dos alimentos quentes

 

Onde encontrar

 

Revigore

Pedidos feitos virtualmente ou por telefone

Informações: 999847450

@espaco_revigore

 

Hortalícia

Onde: Complexo São Mateus (Santos Dumont, 5753 - Papicu)

Informações: @hortalicia

 

Pot Brasil

Onde: RioMar Fortaleza (Desbargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)

Informações: 98122.9551

@potbrasil

 

Let's Fit

Onde: Edgar Damasceno, 56

Informações: @sejaletsfit

 

O que você achou desse conteúdo?