Logo O POVO+
Circulando saberes
Vida & Arte

Circulando saberes

| ATÉ DIA 23 | Mostra online de filmes indígenas está disponível na plataforma do Itaú Cultural
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

 

Em São Paulo, nos dias 22 e 23, o Itaú Cultural receberá a mostra  “Mekukradjá - Círculo de Saberes: o Movimento da Memória”, que receberá líderes indígenas, pesquisadores e especialistas para discutir arte e cultura com oficinas e feiras.

 

Para quem não está na capital paulista, o Instituto disponibilizou em seu site 11 filmes relacionados à temática do evento. Com uma maioria de curtas e alguns longas documentais, os filmes proporcionam novos olhares e conhecimentos sobre os indígenas.


As produções seguem disponíveis até quinta, dia 23. Confira os selecionados:

 

Mekukradjá - mostra online de filmes

Quando: até quinta, 23

Acesso: bit.ly/2nL9Vfk

 

Corumbiara (2009)

Dirigido por Vincent Carelli, criador do projeto Vídeo nas Aldeias, o filme foca no massacre indígena ocorrido na Gleba Corumbiara (RO) em 1985, buscando evidências e sobreviventes para remontar o genocídio ocorrido. A obra foi selecionada para o Festival de Gramado de 2009, de onde saiu premiada como o melhor filme brasileiro daquele ano. Carelli dirigiria, anos mais tarde, o documentário Martírio, um dos principais trabalhos do cinema brasileiro.

 

Waia Rini (2015)

O longa documental, com direção de Divino Tserewahú, mostra o ritual que dá nome ao filme, no qual os meninos a'uw são iniciados no mundo das forças espirituais. A obra funciona como registro desse ritual Xavante que é realizado somente de 15 em 15 anos.

 

Ava Yvy Vera - A terra do povo do raio (2016)

Dirigido coletivamente por oito pessoas - Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Jhonn Nara Gomes, Jhonatan Gomes, Edina Ximenez, Dulcídio Gomes, Sarah Brites e Joilson Brites -, o filme segue a resistência dos povos indígenas Guarani e Kaiowa, aprofundando a noção de "teko" (lar, em tradução) e a importância da terra para eles. O documentário ganhou o prêmio de melhor filme no Cachoeira Doc, festival de cinema da cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano. 

 

Índio cidadão? (2014)

Documentário que registra através de entrevistas com ativistas e lideranças do movimentos dos direitos indígenas a própria história da luta pela conquista e manutenção desses direitos. Momentos recentes, como a ocupação da Câmara dos Deputados por indígenas em 2013, estão retratados no filme, dirigido por Rodrigo Siqueira.

 

Outros filmes

A História da Cutia e do Macaco (2011) de Wisio Kayabi

A Última Volta do Xingu (2017) de Kamikia Kisedje e Wallace Nogueira

Konãgxeka: Dilúvio Maxakali (2016) de Isael Maxakali e Charles Bicalho

Marangmotxingmo Mirang, das criancas Ikpeng para o mundo (2001)

de Natuyu Yuwipo Txicão, Kumaré Ikpeng e Karané Ikpeng

Palermo e Neneco - Um dia na aldeia Mbya-Guarani (2012) de Ariel Duarte Ortega e Patrícia Ferreira

Wapu, o Açaí dos Wayana (2017) de André Lopes e Tyna Apalai Wayana

Wehsé Darasé - Trabalho da Roça (2016) de Larissa Ye'padiho Duarte Tukano

 

O que você achou desse conteúdo?