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A importância da descentralização

01:30 | 04/08/2018
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Além dos espaços de mostras e festivais, outros ambientes da cadeia do audiovisual brasileiro também foram historicamente impactados pelos movimentos de crises no País. Para o cineasta cearense Joe Pimentel, diretor de Homens Com Cheiro de Flor e Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito, é facilmente visível o crescimento do cenário da área se comparado ao do início de sua carreira, nos anos 1980.

 

"Era desfavorável, com concentração da produção no eixo Rio-São Paulo, enquanto a periferia do Brasil tinha enorme dificuldade para produzir devido a questões de natureza técnica, tecnológica, de preço. Ainda no começo dos anos 2000 a gente produzia sem regularidade. Já no final, com a descentralização de produção e implementação de editais, começou a ser mais frequente", afirma. "Neste ano, dos quase 1000 curtas inscritos, tivemos 116 do Ceará. Você imagine: há 15 anos, eram cinco curtas e olhe lá", compara Wolney Oliveira, referindo-se à Mostra Olhar do Ceará, focada na produção do Estado.

 

Entre as motivações que levaram a esse crescimento, Joe cita questões políticas. "A partir das gestões do Gilberto Gil e do Juca Ferreira no Ministério da Cultura (2003-2010), foram criados mecanismos de fomento, descentralização, mas também vários fóruns de participação e articulação política (da classe). É evidente a participação dos realizadores na construção dessas políticas via entidades representativas", aponta. "Embora o cinema brasileiro viva de momentos, em termos de comparação ele hoje está forte, até porque algumas políticas garantidas foram aprofundadas. Não é qualquer canetada que vai fazer que elas sejam destruídas. Uma das primeiras medidas do atual governo foi extinguir o ministério da Cultura, mas houve todo um movimento contra. Há uma evidente preocupação dos realizadores e produtores culturais com essa estabilidade", considera.

 

Outro ponto importante para esse fortalecimento foi o crescimento também das políticas de escoamento dessa produção, ainda que continue havendo muito a ser feito. Joe elenca, nesse sentido, a Lei da TV Paga e os próprios festivais. "O fomento à produção de curtas tem no Cine Ceará uma contribuição, na medida em que ele é uma janela que significa bastante para o cinema fora do eixo, especialmente para o Norte e Nordeste. Há ainda a lei 485, que garante reserva de mercado para o produto nacional na televisão fechada, o que fez com que o audiovisual tivesse um avanço muito grande", avalia o cineasta.

João Gabriel Tréz

 

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