VERSÃO IMPRESSA

Tradições em debate

01:30 | 11/07/2018

[FOTO1] 

No sábado, 14, às 14h30, a Associação dos Idosos do Mucuripe irá receber exibição do documentário Festa de São Pedro no Mucuripe: O Primeiro Bem Imaterial de Fortaleza. O filme faz parte do Acervo Mucuripe.

O evento resgata o antigo cinema popular do bairro, que existia ao lado da Igreja de São Pedro dos Pescadores. "Era organizado pela dona Otacília Verçosa, a Tatá, que tem 90 anos e preside a Associação dos Idosos. Isso em 1947, 1948. O que era o Mucuripe, a Fortaleza daquela época?", instiga Diêgo.

Propondo uma "ligação" entre os séculos XX e XXI, o Cine terá a presença de Tatá e também de Evaldo Siqueira, Clélia Monastério e Olga Gomes de Paiva, envolvidos na produção. Os convidados e a comunidade debaterão como está a Festa de São Pedro. "A Igreja está sufocada em meio à especulação imobiliária. A reforma do Mercado dos Peixes foi cruel para a visibilidade dela, que é um bem tombado pelo município. O espaço sagrado que tínhamos para realizar a festa virou estacionamento. Essa exibição é para discutir como andam as tradições", explica. "Vamos ver também que ações podemos encaminhar através do debate. Tudo partindo da sociedade civil. Se o poder público quiser se envolver, ótimo. Mas é tudo da sociedade", afirma.

 

JOÃO GABRIEL TRÉZ

TAGS