Logo O POVO+
Projeto pretende levar artistas e Mestres da Cultura para escolas
Vida & Arte

Projeto pretende levar artistas e Mestres da Cultura para escolas

| ESCOLAS DA CULTURA | Lançado ontem, edital "Artista, Presente!" visa levar artistas e Mestres da Cultura para transmitir seus conhecimentos para alunos da rede pública estadual
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

“A educação sem a cultura é só ensino. Tem que ampliar essa relação, com a educação dentro da cultura e a cultura dentro da educação”. As palavras do secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos dão conta da parceria entre as Secretarias da Educação (Seduc) e da Cultura do Ceará (Secult) no edital “Artista, Presente!”, iniciativa que pretende estreitar as relações entre a escola e a comunidade artística. O lançamento aconteceu na manhã de ontem, 3, no Cineteatro São Luiz.


Parte do Programa Escolas da Cultura, o edital possui duas modalidades distintas: para artistas de diferentes linguagens e para Mestras e Mestres da Cultura. Na primeira, interessados podem inscrever propostas voltadas à formação artística e à vivência cultural. Essa presença nas escolas tem uma importante função, explica Lenildo Gomes, coordenador de formação da Secult. “A arte é um elemento fundamental no processo de formação de qualquer cidadão. No ambiente da escola, ela ganha uma força, porque a escola passa a representar para a comunidade uma espécie de centro difusor de cultura”.


No “Escola com Mestres e Mestras da Cultura”, o credenciamento ocorrerá de maneira diferente. A aprovação acontece em razão dos títulos de Notório Saber em Cultura Popular, concedidos pela Universidade Estadual do Ceará, através da Lei dos Tesouros Vivos. “Os Mestres vão poder fazer a transmissão dos seus saberes em ambiente formal. Não só os mestres irem para as escolas, mas também os estudantes frequentarem os ambientes dos mestres, como seus terreiros, suas oficinas, seus ateliês e seus museus orgânicos”, descreve Fabiano dos Santos.


Embora a iniciativa tenha como espaço inicial as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), uma das expectativas para o futuro é que os artistas e Mestres da Cultura possam estar presentes em toda a rede de educação do Estado. “A nossa perspectiva é otimizar para um número muito maior, porque a linguagem cultural precisa entrar no repertório da escola, para contemplar essa diversidade que é gerada para além dos conteúdos tradicionalmente ensinados”, explana Rogers Vasconcelos, secretário da Educação do Ceará.


As propostas aprovadas serão disponibilizadas para as escolas, para que estas possam optar pelas eletivas que mais se enquadrem em seu modelo pedagógico. O projeto “Artista, Presente!” deve ser implantado ainda no segundo semestre de 2018. “Esse é efetivamente o primeiro grande passo para consolidar, institucionalmente, a relação entre educação e cultura no Estado. Então, é muito importante que as pessoas participem, porque é uma possibilidade enorme para as linguagens artísticas e para o campo da cultura”, enfatiza Leonildo Gomes.

Luana Barros/Especial para O POVO

 


Edital Artista, Presente!

Inscrições abertas até o dia 17 de julho

Informações: editais.cultura.ce.gov.br/


O que você achou desse conteúdo?