Logo O POVO+
O POVO lança podcast Fora da Ordem
Vida & Arte

O POVO lança podcast Fora da Ordem

| MÚSICA | Apresentado por Rubens Rodrigues e Marcelo Gomes, os episódios podem ser acessados pelo blog Repórter Entre Linhas e pelas plataformas digitais iTunes e Google Play
Edição Impressa
Tipo Notícia

 

Tendo como objetivos dar destaque aos principais lançamentos musicais, bem como discutir o mercado musical, o Fora da Ordem é o novo podcast que integra o Grupo de Comunicação O POVO (GCOP). Apresentado pelo jornalista Rubens Rodrigues e pelo músico e produtor audiovisual Marcelo Gomes, a nova atração foi ao ar com seu episódio Zero no último dia 19 de junho e, de lá para cá, já gravou mais três, respectivamente, com a cantora e compositora Lorena Nunes (dia 22), o cantor e produtor Maurílio Fernandes (dia 29) e outro com só com a análise de lançamentos (dia 6 de julho).

"O Fora da Ordem é, antes de tudo, um espaço para conversar sobre música. Discutir esse universo. O legal aqui é que são dois olhares diferentes: o meu de jornalista e de indivíduo que ama música; e o dele, Marcelo, que é músico. Discutir música é fundamental. Ainda mais quando se fala da cena do Ceará, quase sempre muito castigada. Esse exercício é também uma forma de lançar um olhar para o futuro, sobre o que está sendo feito e o que está por vir", afirma Rubens Rodrigues.

Para Marcelo Gomes, a produção autoral do Estado também será contemplada nos episódios. "O Fora da Ordem pretende ser um espaço de escoamento da produção musical cearense. Nos três episódios já produzidos, contemplamos bandas e produtores na pauta. É um ponto de alinhamento meu com o Rubens, já que ele escreve sobre bandas autorais locais no blog Repórter Entre Linhas (blogs.opovo.com.br/reporterentrelinhas/) e eu fui guitarrista da banda Água de Quartinha durante oito anos. Sabermos da força dessa produção local e queremos falar mais sobre ela, dar espaço", explicou Marcelo.

O Fora da Ordem irá apresentar um episódio por semana, sempre às sextas-feiras. A dinâmica, segundo Rubens Rodrigues, irá alternar-se de acordo com o tema abordado. "É variar entre entrevista, discussão, comentar lançamentos, por exemplo, dentre outras coisas. Esta semana, iremos gravar um de lançamentos e outro sobre discos que completam década (ou décadas) em 2018. Resgatar um pouco do que fazia sucesso, que discos da época a gente ouvia muito ou nos marcou de alguma forma", adiantou o jornalista.

Ao lado da Água de Quartinha, Marcelo chegou a lançar dois álbuns, divulgando o material por várias cidades do Nordeste. "Me desvinculei da banda no ano passado e atualmente me dedico à música instrumental, preparando meu primeiro EP". No caso de Rubens, a relação com a música cheira à infância. "Lembro muito do meu pai ouvindo Roberto Carlos, domingo de manhã. Por isso talvez (o disco) O Inimitável seja tão marcante pra mim. Ele também me ensinou o que era a Jovem Guarda e a genialidade do Raul Seixas, que eram as coisas que ele ouvia quando era mais novo", relembra.

Os quatro episódios do podcast musical Fora da Ordem encontram-se no próprio blog Repórter Entre Linhas (o principal canal de distribuição), além das plataformas digitais iTunes e Google Play. O POVO, no entanto, possui também no ar desde o dia 7 de junho o FutCast (blogs.opovo.com.br/futcast), o primeiro podcast jornalístico do GCOP com conteúdo focado especialmente no futebol cearense, apresentado pelos repórteres Lucas Mota e André Almeida.

Teresa Monteiro

O que você achou desse conteúdo?