Logo O POVO+
Itinerário de sentidos para os amantes da cerveja
Vida & Arte

Itinerário de sentidos para os amantes da cerveja

TOUR GASTRONÔMICO | Visita à fábrica da Ambev em Itapissuma, Pernambuco, é uma pedida informativa e agradável para os amantes de cerveja. O passeio é gratuito
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Entender a cerveja pode ser até mais atrativo do que parece. Ao visitar uma cervejaria, a degustação é só um dos momentos excitantes, acredite. Do aroma e temperatura da bebida ao som do dióxido de carbono quando sai da garrafa, os sentidos são treinados para o aguço. É verdade, a gente sai com mais vontade de beber.

 

Neste mês, a Ambev abriu o programa de visitação à cervejaria em Itapissuma, Região Metropolitana do Recife (PE). O Beer Lovers é uma opção gratuita de turismo, pertinho de Recife - do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre até a fábrica, por exemplo, são 50 quilômetros. O trajeto ainda não dá para ser feito em transporte público, mas uma hora de carro é suficiente.

 

Como o objetivo também é degustar, a sugestão é rachar uma corrida de táxi ou transporte individual, como 99 e Uber. Só maiores de 18 anos podem fazer o tour.

 

No Beer Lovers, são explicados todos os processos de produção da cerveja, "do campo ao copo", como eles dizem. Detalhes da história da cerveja são contados por mestres cervejeiros com décadas de experiência. No fim, o grupo é convidado a harmonização das diferentes cervejas produzidas na casa.

 

Visitar uma gigante como a Ambev tem entre as vantagens o número de rótulos. Em Itapissuma, Stella Artois, Budweiser e a nova Skol Hops são produzidas, dentre outras. Outra oportunidade exclusiva é provar o chopp de marcas como a Hops que são comercializadas apenas como cerveja.

 

Degustamos o mosto (líquido adocicado que se torna cerveja depois da fermentação), conhecemos brassagem, fervura, envase e rotulagem. Do dulçor ou amargor de cada cerveja às etapas do preparo, tudo é bem explicado e demonstrado - didaticamente mesmo. Painéis, telões e itens táteis são usados para isso.

 

A cervejaria, aliás, foi reformada e adequada para receber o público; bar e lojinha de souvenirs foram criados. O valor do investimento, todavia, não foi divulgado. E ficou bonito: o feed do Instagram agradece.

 

"Houve investimento não só em estrutura, mas também em preparação de pessoal para receber os visitante. A nossa expectativa é que vire um roteiro turístico para a região. Afinal, cerveja é cultura", diz Rodrigo Sigwalt, gerente da cervejaria de Itapissuma.

 

*O repórter viajou a Itapissuma (PE) à convite da Ambev


Beer Lovers - programa de visitas à Cervejaria Ambev Pernambuco


Onde: Rodovia BR 101 Norte, km 34, s/n - Distrito de Botafogo, Itapissuma (PE)

 

Quando: sextas-feiras, de 8h30min às 13 horas, e sábados às 9h30 às 14 horas

 

Inscrições no site http://www.ambev.com.br/beer-lovers. Limite de 25 pessoas por turma

 

Contato: cervejaria_pernambuco@visitasbeerlovers.com.br

 

Classificação: 18 anos

Entrada franca

 

O que você achou desse conteúdo?