Logo O POVO+
18ª edição do Sana ocorre em Fortaleza neste fim de semana
Vida & Arte

18ª edição do Sana ocorre em Fortaleza neste fim de semana

|CENTRO DE EVENTOS | Completando 18 anos, o festival acontece de amanhã, 27, a domingo, 29, com atrações nacionais e internacionais voltadas para o universo geek, nerd e pop oriental
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Uma das características das clássicas animações japonesas, o anime, é que os nipônicos representam bem a passagem do tempo. Como exemplos, pode-se citar Dragon Ball e Naruto, com protagonistas ainda crianças, além das sequências Dragon Ball Z e Naruto Shippuden, onde os mesmos personagens aparecem mais maduros. E se os enredos são afetados pelo tempo, o público também não fica fora dessa: ele muda, cresce, guarda lembranças e ganha novos interesses.

 

É com essa consciência que o Sana vem se desenvolvendo nos últimos 18 anos, deixando de ser um encontro de amigos no auditório da Unifor, como aconteceu na primeira edição, para se tornar um dos maiores eventos do gênero no País. A partir de amanhã, 27, o festival reúne, no Centro de Eventos do Ceará, atrações nacionais e internacionais em uma programação com shows, palestras, feiras, exposições, games e concursos voltadas para o universo da cultura pop. Os ingressos estão disponíveis em valores que variam de R$ 35 até R$ 350 (combo VIP).


Igor Lucena, diretor do Sana, explica que, a cada ano, é feita uma pesquisa de mercado para identificar as principais tendências do público do evento, levando em conta as várias faixas etárias que participam do festival. "A gente vai fazendo um mix de perfil e consegue fechar a programação", explica o idealizador.


Uma prova disto é a participação de Akira Kushida, músico japonês que se apresenta na sexta-feira. O artista de quase 70 anos é famoso no Brasil pela interpretação de músicas dos seriados asiáticos dos anos 1980 e 1990, como Jaspion, Jiraiya e Jiban. "Ele vai encerrar o show com as músicas clássicas", antecipa Igor. "Esse show do Akira vai ser muito nostálgico". Na apresentação, o músico também tocará Ultimate Battle, tema de Dragon Ball Super, saga mais recente do anime protagonizado por Goku.


Ainda entre as atrações musicais, o evento recebe a banda Flow, que vem para a Capital pela segunda vez. O grupo japonês é conhecido por interpretar canções como Go!!! e Sign, de Naruto; Colors, de Code Geass e o cover de Cha-La Head-Cha-La, de Dragon Ball. Além da apresentação em Fortaleza, o Flow também fará outros quatro shows pelo Brasil e mais três em outros países da América Latina na turnê que comemora 15 anos da banda.


Seguindo as tendências, a cultura coreana não ficaria de fora do evento. "A gente vê que o K-pop está crescendo não só no Sana, mas em eventos durante todo o ano em toda a Cidade", analisa Igor. Por isso, além das competições organizadas pela Embaixada da República da Coreia no Brasil, o evento recebe o BP Rania, que vem pela primeira vez ao País. Formado pelas artistas Jieun, Ttabo, Zi.U e Hyeme, o grupo de K-Pop apresenta seu "sensual maduro" com músicas como Make me ah e Dr. Feel Good, do mesmo produtor de artistas, como Britney Spears e Lady Gaga.


As tradicionais apresentações de dubladores do Sana também serão permeadas de nostalgia. No sábado, 28, o público vai conhecer Marcelo Campos, que já dublou personagens, como o protagonista de Yu-Gi-Oh! e Alfredo Rollo, a voz de Vegeta, de Dragon Ball Z, entre outros. Já no domingo, 29, o evento recebe Carlos Seidl, Cecília Lemes e Gustavo Berriel, dubladores de Seu Madruga, Chiquinha e Sr. Barriga, da série mexicana Chaves. Desfiles de cosplays, salas temáticas e salas de games também fazem parte da programação.


DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

Sexta, 27

19 horas - Show de Akira Kushida

 

Sábado, 28

14 horas - Sana Games (Palestra com Renato Garcia e Clone)

15 horas - Sana Games (Bate-Papo com Kami)

15 horas - Palestra com Alfredo Rollo e Nelson

15h45min - Palestra com Marcelo Campos

18h30min - Show de Rania

 

Domingo, 29

15 horas - Sana Games (Bate Papo com Sheviii e Three)

16 horas - Bate Papo Morimura

17 horas - Bate Papo Gustavo, Cecília e Carlos (Dubladores Chaves)

18h30min - Show de Flow

Data: de 27 a 29 de julho

Local: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)

Infos: (85)99200-4086

 

ENTREVISTA COM O GRUPO RANIA

 

Qual repertório será apresentado no Sana?

Ttabo: O showcase terá nossas músicas recentes, como Breath heavy e Make me ah, mas também os maiores sucessos do Rania, como o debut Dr. Feel Good.

Zi.U: Também estamos preparando para os fãs uma apresentação surpresa com uma música brasileira!

 

Por que vocês acham que o K-Pop se tornou tão popular no Brasil?

Hyeme: Acredito que os jovens gostam de se inspirar em algo, e o K-pop oferece isso. Você pode se inspirar no estilo de roupa, nas composições e até nos pensamentos que eles colocam nessas músicas.

 

Que mensagem vocês deixam aos fãs de Fortaleza?

Jiuen: Olá leitores do O POVO, eu sou a líder do Rania, Jieun. Esperamos que vocês apreciem o nosso show e queremos ver todos lá no Sana. Obrigada por todo o carinho que vocês têm nos dado! Tchau, tchau!

 

Confira a entrevista completa clicando aqui

 

O que você achou desse conteúdo?