VERSÃO IMPRESSA

Cineteatro São Luiz exibe mostra especial de filmes dos Trapalhões

| A CARA DA INFÂNCIA | A partir de hoje, programação do Cineteatro São Luiz trará exibições da filmografia de Os Trapalhões. A mostra era requisitada desde a reabertura do equipamento, em 2015

01:30 | 04/07/2018
[FOTO1]

Os Trapalhões mudaram o modo de se fazer cinema no Brasil. Enquanto os grandes clássicos norte-americanos dominavam a maioria das salas na década de 1970, a trupe formada por Didi, Dedé, Mussum e Zararias se tornava um concorrente direto dos filmes estrangeiros durante as férias de julho, no já existente Cine São Luiz. O mês das férias sempre foi o mais disputado entre as crianças daquela geração, uma vez que as sessões eram divididas entre obras de Steven Spielberg e George Lucas, cineastas populares da época, enquanto que outro horário do dia se resumia às aventuras dos Trapalhões.


Quem lembra isso é a vendedora Silvia Helena, que comenta com paixão como foi ser criança nas décadas de 1970 e 1980, quando a única sessão que esperava todo ano era aquela protagonizada pelo grupo. “Várias gerações viveram as aventuras de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias no São Luiz. Lembro-me de todas as sessões com muita saudade, de uma época em que a única preocupação era chegar a tempo de ver o filme”, diz a vendedora saudosista.


Valorizando esse tipo de memória, o Cineteatro São Luiz, nas comemorações pelos seus 60 anos, coloca o grupo em cartaz novamente com vários filmes de diferentes décadas. A “Mostra dos Trapalhões” terá 29 sessões de 20 clássicos com entrada gratuita, que ocorre durante o projeto “Férias no São Luiz”, de hoje até o dia 27 de julho. Já no dia 4 de agosto, Renato Aragão ganhará homenageado por sua carreira durante a abertura do 28° Cine Ceará, que acontecerá no Cineteatro.

[QUOTE1]

“Eu só vivi Os Trapalhões até os anos 1980. Depois disso, eu não acompanhava mais com tanta paixão. Então, ir conferir os filmes da década de 1990 até o último, lançado em 2017, no mesmo cinema que assisti aos primeiros filmes do grupo vai ser um prazer sem igual”, conta a vendedora empolgada com a oportunidade.


Para ela, voltar ao São Luiz e assistir também a esses filmes é como viajar no tempo. “Vi os longas em uma época que ir ao cinema era algo caro, que exigia bastante tempo e um esforço para chegar cedo, diferente de hoje, que tudo se compra antecipado na internet para evitar fila. Lembro quando o meu pai nos levava, uma vez por ano, já que não tinha dinheiro para levar a família toda com mais frequência ao cinema, para assistir ao novo filme do grupo. Foi assim durante anos. Era o único momento que iriamos para o cinema, eu e meus irmãos. Era incrível”, finaliza Silvia.


Já para Pedro Gomes, também vendedor, o prazer de voltar ao Cineteatro para conferir filmes tão aguardados por toda a sua família durante o ano está sendo um prazer e tanto. “Assistia aos filmes com amigos e irmãos. E a Praça do Ferreira era um lugar que nós brincávamos, nos divertíamos antes ou depois do filme, comendo pipoca ou um pastel. Muitos desses meus parceiros se foram e a minha relação com o espaço acabou. Sabendo desse retorno, eu não posso negar como estou empolgado com essa oportunidade. Estou voltando às origens”, diz.


Ele destaca Os Saltimbancos Trapalhões e Simbad, O marujo Trapalhão como aqueles que mais quer conferir. “Esses despertaram a minha imaginação. Fui feliz na infância e devo muito a essas obras e ao Cineteatro. Quem sabe encontro alguém da minha geração por lá”, conclui.


Filmes que serão exibidos


Adorável Trapalhão (1967)

Bonga, O Vagabundo (1971)

Ali Babá e os 40 Ladrões (1972)

Simbad, O marujo Trapalhão (1976)

O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão (1977)

O Cinderelo Trapalhão (1979)

Os Três Mosqueteiros Trapalhões (1980)

O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981)

O Incrível Monstro Trapalhão (1981)

Os Saltimbancos Trapalhões (1981)

Os Vagabundos Trapalhões (1982)

Os Trapalhões na Serra Pelada (1982)

O Cangaceiro Trapalhão (1983)

Os Trapalhões e o Mágico de Oroz (1984)

Os Fantasmas Trapalhões (1987)

O Casamento dos Trapalhões (1988)

Os Heróis Trapalhões -Uma Aventura na Selva (1988)

Os Trapalhões na Terra dos Monstros (1989)

O Mistério de Robin Hood (1990)

Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood (2017)

 

Filmes inesquecíveis


O CANGACEIRO TRAPALHÃO (1983)

Filme apresenta a trupe fugindo de um grupo de cangaceiros pronto para assassinar todos que encontra pela frente. Cabe ao grupo do Didi fugir e descobrir como derrotá-lo.

 

ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES (1972)

O longa mostra Ali Babá encontrando um tesouro inestimável e fugindo por sua segurança. Os 40 ladrões descobrem e partem para a missão de encontrar a trupe.

 

O TRAPALHÃO NAS MINAS DO REI SALOMÃO (1977)

O longa, sendo o 7° lugar de maiores bilheterias nacionais, mostra a trupe fugindo de uma bruxa malvada, que escraviza a população presente nas Minas do Rei Salomão para ficar com todo o ouro.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA
facebook.com/cineteatrosaoluiz/

GABRIEL AMORA

TAGS