Logo O POVO+
Celebração das literaturas cearenses
Vida & Arte

Celebração das literaturas cearenses

| Aniversário | Blog Leituras da Bel completa dois anos oferecendo programação com debates, sarau, artes visuais e mais na Livraria Lamarca
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Trazer à tona produções e pessoas que não teriam, naturalmente, espaço num mercado ainda majoritariamente masculino. Estimular debates sobre textos, ideias e correntes. Abrir espaço para expressões múltiplas. Abraçar e celebrar diversidades na literatura cearense. Promovendo ações como essas, e ainda outras, o blog Leituras da Bel, da jornalista do O POVO Isabel Costa, comemora dois anos de existência nesta semana. Para marcar a data, uma celebração irá ocupar a Livraria Lamarca, no Benfica: a Festa Literária do Blog Leituras da Bel - FliBel.

 

Idealizado como ponto de encontro da literatura cearense, o blog começou abrigando informações sobre programações literárias de Fortaleza e resenhas de publicações escritas pela jornalista. Com o tempo, colaborações começaram a surgir e o Leituras da Bel tomou o caráter coletivo que o marca.

 

"A programação foi pensada para reunir as pessoas que me ajudam a construir o blog. Fui conversando com as pessoas e foi se criando uma grande proporção. Acabamos criando juntos a FliBel, que é uma festa para celebrar esses dois anos, as pessoas que começaram a escrever no blog, as editoras pequenas que ganharam espaço", elenca.

 

Pela manhã, a FliBel recebe às 10 horas o Clube de Leituras da Bel - que debaterá os livros Kindred, de Octavia Butler, Mulheres, Cultura e Política, de Angela Davis, e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley - e o projeto Livro Livre, da psicóloga Annita Moura, que irá recolher doações e conversar sobre desapego.

 

À tarde, a programação contará com lançamentos de zines, livros, debates de meia em meia hora e, ainda, o IV Sarau Lamarca e edição especial do projeto Mesa Branca. O Sarau é organizado pelo poeta Francélio Figueredo e faz parte da programação da livraria desde abril. "Esta edição tem como diferencial a participação preponderante de artistas mulheres e suas produções, sejam literárias, musicais ou performáticas. Mas ele é aberto a todas e todos, qualquer um pode se inscrever com antecedência ou na hora. O Sarau é a diversidade de gentes, linguagens e propostas", resume. A lista de artistas participantes conta com Paula Yemanjá, Kah Dantas, Anna K Lima, Eloá Moura, Ediane Soares, Jord Guedes, Vitória Régia, Silvia Moura e Beatrice Papillon.

A Mesa Branca, por sua vez, é um projeto de artes visuais que existe desde 2014. Idealizado por Yuri Leonardo e Ramon Cavalcante, ele convida ilustradores para produzir ao vivo desenhos que o público pode comprar pelo preço que puder pagar. Na edição especial da FliBel, Jéssica Gabrielle Lima e Fernanda Meireles compõem a Mesa. "Não tem como dissociar, literatura e arte formam uma dupla inseparável", afirma Jéssica. "Conversar sobre essa relação é sempre potente e importante para os tempos tenebrosos que o país vive", avança.

"O caminho do blog não foi o que eu planejei, foi melhor. Vejo essa festa como um resumo do que aconteceu durante esse tempo. Ele se tornou um espaço muito colaborativo e a festa também será assim. Construída por várias e várias mãos", celebra Isabel.

FliBel

 

Data: sábado, de 10 às 14 horas

Local: Livraria Lamarca (Av. da Universidade, 2475)

Informações: 3255-6137 ou instagram.com/leiturasdabel

 

Programação completa

 

10 horas - Clube de Leituras da Bel

10 horas - Livros livres

14 horas - Mesa Branca com Fernanda Meireles e Jéssica Gabrielle Lima

14 horas - Lançamento de Boca de Cachorro Louco, de Kah Dantas

14h30min - Bate-papo Mulheres que escrevem para o Leituras da Bel: Kah Dantas, Sara Sintique, Lilian Martins, Nina Rizzi, Vanessa Passos e Ayla Andrade

15 horas - IV Sarau Lamarca

15 horas - Lançamento - Zines Vestido Estampado e não sei mais nem o que dizer, de Priscila Reinald

15h30min - Lançamento - Livro sobre Lygia Bojunga, de Vanessa Passos

16 horas - Lançamento - Ebook As Cidades e Os Desejos, criação do Selo Editorial Aliás que reúne 25 mulheres

16h30min - Debate com o jornalista e dramaturgo Renato Abê

17 horas - Lançamento - Zines de Bruna Sombra e Isabel Costa

 

O que você achou desse conteúdo?