Logo O POVO+
As praias de Iracema
Vida & Arte

As praias de Iracema

Programação reúne artistas como a banda Francisco El Hombre e celebra um dos bairros mais emblemáticos da Capital
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Historicamente os nomes atribuídos ao espaço são muitos e os usos também. Praia do Peixe, do Lido, dos Crush. Território  que já abrigou pescadores, soldados norte-americanos (e suas paqueras, as “Coca-Colas”), a boemia, a classe mais abastada e, hoje, pulsa com as muitas juventudes da Capital (incluindo, claro, as periferias). A Praia de Iracema tem como marca essa diversidade de públicos e, neste mês de julho, a programação do Férias na PI - ação realizada pelo Instituo Iracema e pela Prefeitura de Fortaleza - celebra justamente esse caráter múltiplo do bairro.

 

A partir do próximo sábado, 14, shows de atrações nacionais e locais acontecem nas areias do Aterrinho. A festa começa com o quinteto mexicano-brasileiro Francisco, El Hombre e com os cearenses da banda Casa de Velho. No dia 21, é a vez dos grupos Glue Trip (de João Pessoa) e Dubaile (sucesso do Ciclo Carnavalesco na Capital). Já no dia 28, haverá show do músico Chico Chico (filho da cantora Cássia Eller) e da cantora Luh Livia (exvocalista da Mafalda Morfina).

 

Além dos shows no espaço aberto, a programação tem parceria com equipamentos e estabelecimentos privados, que já divulgaram suas programações para este mês - a exemplo do Centro Dragão do Mar, Mambembe e Café Couture. Entre os destaques, terá o ´projeto Fertinha, além de Two Folks,  Os Transacionais, The Mob, os  Muringa, Renegados, Cósmica, Samba Grupo Maravilha, Transvirada, Primeiramente Elas, Ritmo Retrô, Forró das Antigas com Iara Pâmela, entre outros.

 

O músico Daniel Groove também faz show no dia 14. Ele lança o disco Levante no  Anfiteatro do Dragão do Mar. “A Praia de Iracema é uma bandeira que eu carrego muito fortemente, é uma extensão da minha vida que eu frequentava quando era criança”, remonta o músico. “Tem sido ultimamente sabotada, mas estão começando a reocupar. A história da Praia dos Crush é um fenômeno de parte da Cidade que não abre mão desse espaço”, completa, destacando a ocupação do trecho entre o espigão da João Cordeiro até a Ponte dos Ingleses.

 

A estilista Silvânia de Deus também é parceira do evento e realiza, em seu ateliê na Rua dos Tabajaras, o Fuá da Sil. “Minha relação com a Praia de Iracema é intensa e afetiva. São muitos anos de convivência, cuidado e resistência. É o bairro mais democrático de Fortaleza”, aponta. Silvânia ressalta ainda a importância de incluir e ouvir os moradores da região em ações como o Férias na PI. “É um bairro complexo que recebe tudo e todos, mas tem moradores e comerciantes que conhecem bem e sabem que requalificação ele precisa”, sustenta.

 

Destaques da programação

Francisco, el Hombre e Casa de Velho

Quando: 14/07, a partir das 15 horas

Onde: Aterrinho da PI

Daniel Groove

Quando: 14/07, a partir das 20h30min

Onde: Anfiteatro do Dragão do Mar

Noite Afro/Mandela Day

Quando: 18/07, às 18 horas

Onde: Estoril

Glue Trip e Dubaile

Quando: 21/07, a partir das 15 horas

Local: Aterrinho da PI

Forró na Praia

Quando: 25/07, às 17 horas

Onde: Estoril

Chico Chico e Luh Livia

Quando: 28/07, a partir das 15 horas

Onde: Aterrinho da PI

Ponte Velha

Quando: 29/07, Às 16h30min, desfile Iury Costa. Às 17 horas, Tertúlia Black Vândala

Onde: Ponte dos Ingleses

 

O que você achou desse conteúdo?