Logo O POVO+
Theatro José de Alencar comemora 108 com programação especial
Vida & Arte

Theatro José de Alencar comemora 108 com programação especial

| ANIVERSÁRIO | Celebrando 108 anos de existência, o teatro recebe programação especial
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Cravado no Centro de Fortaleza, o Theatro José de Alencar tem muita história para contar. Neste domingo, dia 17, o equipamento celebra 108 anos de existência, fundado nos idos de 1910. Para comemorar a data, o espaço recebe uma programação especial de aniversário.


Exposição, apresentações musicais e uma tarde especial no jardim da casa estão na agenda de celebrações. Inaugurada no dia 1º de junho, a exposição TJA em Cenas - Especial de Aniversário, na Galeria Ramos Cotoco, deu início à programação especial. A mostra ficará em cartaz durante todo mês expondo fotos do acervo do centenário.


No domingo, 17, será oferecida ao público uma tarde gratuita com transmissão ao vivo do jogo de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia, em partida contra a Suíça. Além disto, haverá show de humor e apresentação da banda Os Transacionais.


Na programação está ainda a estreia do programa Pauta Ceará, que tem como objetivo trazer, mensalmente, atividades culturais do Estado, estimulando a cultura da região. A primeira edição do programa foi inaugurada no dia 9 de junho e contou com a presença do espetáculo Poeira, do Grupo Ninho de Teatro.


Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Histórico Nacional, as pessoas procuram o lugar não somente pelos espetáculos, mas também pelas oficinas e cursos ofertado, lembra Selma Santiago, diretora do equipamento. Além disto, ela ressalta a visitação diária de escolas e turistas.


Selma também destaca a luta diária para manter a organização no lugar e a falta de estrutura dos espaços públicos. Ela explica que o fato de Fortaleza ser um polo cultural muito importante, esses espaços colaboram bastante para a movimentação do comércio da região. A diretora também adianta que haverá inauguração do novo sistema de iluminação do teatro, feita no mês de julho, com a redução prevista de 20% do consumo de energia.

 

Destaques da programação de aniversário


Aniversário de 108 anos do TJA

O quê: transmissão ao vivo do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo e show da banda Transacionais

Quando: domingo, 17, às 12 horas
Onde: jardim do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525, Centro)


Exposição TJA em cena - Especial de 108 anos

O quê: algumas das principais fotografias do acervo do Theatro José de Alencar ganham exposição.

Quando: até 30 de junho. De terça a sexta, das 9 às 19 horas e sábados e domigos, das 14 às 18 horas
Acesso gratuito.


Pauta Brasil -Lançamento do disco Damas Virtuosas, do grupo Estúdio Barroco

O quê: o projeto leva ao palco principal o trabalho de pesquisa do Grupo Estúdio Barroco, sobre compositoras da música barroca que resultou no álbum Damas Virtuosas

Quando: domingo, 24 de junho, às 19 horas

O que você achou desse conteúdo?