Logo O POVO+
Show Os Cearenses reúne a nova cena da música local
Vida & Arte

Show Os Cearenses reúne a nova cena da música local

| OS CEARENSES | Projeto que reúne a nova geração da música local apresenta show inédito neste sábado, 23, no Festival V&A
Edição Impressa
Tipo Notícia

Projeto audiovisual da TV O POVO em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, Os Cearenses fará sua estreia nos palcos dentro da programação do Festival Vida&Arte. O show acontece neste sábado, 23, às 20 horas, no Centro de Eventos do Ceará (Palco Sérvulo Esmeraldo). Idealizada pelo diretor de marketing do O POVO, Cliff Villar, a iniciativa tem direção do produtor musical Ronaldo Pessoa, tendo como norte a releitura de clássicos de compositores locais. Até agora, cinco temporadas do projeto já foram produzidas, de 2009 pra cá, contabilizando 34 documentários.


“O projeto já tem várias edições, mas nunca havia sido feito um documentário musical. Quando me reuni com o Cliff, a gente definiu músicas de 1970 a 1980, de nomes como Belchior, Fagner, Ednardo, Fausto Nilo e Petrúcio Maia, bem como de intérpretes que cantaram nessa época, como é o caso de Amelinha, Téti, Ricardo Bezerra (compositor de Cavalo Ferro)... Foi uma época, um momento de extrema criatividade musical e a gente procurou fazer o registro para os dias atuais, modernos, e convidando a nova geração para interpretá-los”, explica Ronaldo.


Serão 10 os protagonistas do show Canto de um Povo no Centro de Eventos - Felipe Cazaux, Saimonn Rocha, Lorena Nunes, Nayara Rodrigues, Argonautas, Rebeca Câmara, Mel Mattos, Marcelo Justa, De Blues em Quando e Zé Dazefa.


A marca registrada de cada intérprete, segundo Ronaldo Pessoa, torna-se um atrativo a mais para a apresentação. “A turma do blues, que tem uma cena muito criativa, fez os seus arranjos de blues. O pessoal do pop fez um arranjo pop e assim por diante. Posso destacar o arranjo dado a Mucuripe, feito pelos Argonautas, que é cinematográfico e, na música, contempla um maremoto, uma tempestade para fazer alusão à letra. Traz a mensagem da bravura do pescador cearense”, analisa.


Lorena Nunes é filha de pais paraenses, nascida no RJ e criada em Fortaleza. No projeto Os Cearenses, a canção escolhida para ela foi Artigo 26 (Ednardo), contida no LP O Berro, de 1976. “Recebi o convite pelo Ronaldo e entendi que também partiu do Cliff, que já tinha apontado alguns nomes e eu era um deles. Foi bem legal porque foi um desafio. Não seria uma canção que eu escolheria porque, dentro do escopo de canções possíveis que contemplassem essa galera e os anos da obra deles, eu tenho várias outras que, inclusive, já canto e já cantei em outros projetos. Mas aí que veio o lance legal de se debruçar sobre Artigo 26 e fazer a desconstrução que a gente fez até chegar ao arranjo que a gente chegou”, afirma ela, que também estará no evento com Las Tropicanas (dia 23, às 13 horas, na Pça. Sérvulo Esmerado).


Marcos Sampaio, editor-adjunto do Vida&Arte e apresentador da nova temporada de Os Cearenses (que estreou no dia 25 de abril TV O POVO e teve o primeiro clipe exibido em 2 de maio no Youtube), enfatiza a variedade de estilos presente nas releituras. “A interpretação é de uma nova geração, que vem batalhando depois dos anos 2000. Nesse meio, tem ainda o guitarrista Cristiano Pinho que já vem dos anos 1990. Cada artista procurou dar uma cara própria à sua música, o que enche de personalidade o projeto. Tem blues, rock, balada, música elétrica, acústica, erudita, pop, jazz... Cada um fez à sua maneira”, explicou.


“Além do show que vai ser apresentado no FVA e do registro em DVD, as canções estão disponíveis no Youtube e sendo tocadas na FM 106.5, sempre com uma boa resposta do público. Ou seja, é uma homenagem que deve ficar para a história e, logo logo, deve ganhar novas edições”, complementou Marcos. “Foi muito difícil a seleção. Deixamos muita gente de fora. Temos material para fazermos mais uns dez projetos. Espero que o show faça jus ao audiovisual. Estamos ensaiando muito para isso. Esse projeto é um divisor de águas da música cearense”, garantiu Ronaldo.

 

“Os Cearenses” no Festival Vida&Arte


Quando: dia 23 de junho (sábado), às 20 horas

Onde: Centro de Eventos do Ceará (av. Washington Soares, 999 / Palco Sérvulo Esmeraldo - Edson Queiroz)

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) - válido para toda a programação do dia no evento (o acesso às atrações está sujeito à lotação dos espaços onde elas se apresentarão)

Vendas antecipadas: na portaria do Jornal O POVO (av. Aguanambi, 282 - Joaquim Távora), lojas JEF (shoppings Iguatemi e RioMar Fortaleza) e através do site www.festivalvidaearte.com.br

Programação completa: www.festivalvidaearte.com.br 

 

O SHOW


REPERTÓRIO

Revelação, por Saimonn Rocha

Cavalo Ferro, por Felipe Cazaux

Artigo 26, por Lorena Nunes

Galos, Noites e Quintais, por De Blues em Quando

Traduzir-se, por Nayara Rodrigues

Mucuripe, por Argonautas

Meninas do Brasil, por Rebeca Câmara

Asa Partida, por Mel Mattos

Enquanto engoma a calça, por Marcelo Justa

Pedras que cantam, por Zé Dazefa

 

BANDA DE APOIO

Felipe Mesquita (teclados, pianos e arranjos)

Alex Ramon (violas, violões e guitarra)

Miqueias dos Santos (contrabaixo)

Luís Orsano (bateria, percussão e loops)

Ronaldo Pessoa (direção musical geral)

 

O que você achou desse conteúdo?