VERSÃO IMPRESSA

Oitava edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Moda acontece na UFC

| ACADEMIA, MODA E MERCADO | Tarcísio D%u2019Almeida, professor da UFMG, apresenta a 8ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (Enpmoda) que começa hoje e segue até dia 8 na UFC

01:30 | 05/06/2018
[FOTO1]

A moda existe além das passarelas e das semanas de moda. Com uma comunidade de scholars que se amplia a cada ano, o objeto de estudo moda tem se expandido no Brasil. Essa reflexão se confirma por dois vieses: o primeiro deles diz respeito ao aumento da existência de cursos de moda em nível superior no País, que, segundo o Censu da Educação Superior 2015 (INEP-MEC), ultrapassa o total de 130, mais que na França, na Inglaterra, na Itália e nos EUA, países onde se concentram as “big four” capitais da moda; e também pelas realizações de três importantes eventos acadêmicos de moda, o Colóquio de Moda, o Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (Enpmoda) e o Moda Documenta, que convergem professores, estudantes pesquisadores de cursos de graduação e de pós-graduação, assim como profissionais interessados em debater os reflexos da moda nas sociedades.


Sediado pelo Curso de Design – Moda do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), em parceria com o Curso Design de Moda da Faculdade Ateneu, o 8º Enpmoda, que é coordenado pela professora Araguacy Filgueiras (UFC) começa hoje e segue até o dia 8, tem como tema-eixo “Moda e Contemporaneidade: Cenários e Desafios”. A conferência de abertura será com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Flávio Bruno, que vai falar sobre “A Quarta Revolução Industrial do Setor Têxtil e de Confecção”. O público contará ainda com a transmissão da videoconferência “O Desafio da Moda que Ninguém Quis”, com Doris Treptow, professor do Savannah College of Art and Design (EUA).

[SAIBAMAIS]

O 8º Enpmoda terá ainda mesas de debates sobre “Moda e Comunicação”, “Empreendedorismo/Negócios da Moda”, e os “Perfis do Profissional de Moda”.


A parte prática do evento também tem espaço garantido com as realizações das oficinas de Ilustração e Moda, com Marcelo Belizário; Upcycling, com Francisco Matias; e de stêncil, com Davi Sombra. Com as apresentações de 34 comunicações orais e de 31 pôsteres científicos espalhados pelos cinco Grupos de Trabalhos (GT’s), o Enpmoda também se constitui como um dos principais eventos do segmento no Brasil, pois congrega as multiplicidades de pesquisas realizadas de Norte a Sul do País.

 

TARCISIO D’ALMEIDA

Especial para O POVO

Tarcisio D’Almeida é professor de Design de Moda da Escola de Belas Artes da UFMG

 

GABRIELLE ZARANZA

TAGS