Logo O POVO+
Moda terá espaço especial na programação do Festival Vida&Arte
Vida & Arte

Moda terá espaço especial na programação do Festival Vida&Arte

| FESTIVAL VIDA&ARTE | Comportamento, reflexões, homenagem e produção integram a diversa programação de moda do evento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Dentro de um evento multicultural como o Festival Vida&Arte, uma linguagem que não poderia faltar é a moda. Mais do que simplesmente produção de roupas ou acessórios, ela se relaciona com a produção de comportamentos e reflexões em sociedade. É com esse olhar amplo que a curadoria do evento organizou uma série de atividades para discutir as diversas vertentes do mundo fashion, como a sustentabilidade, a importância da imagem e as questões de gênero. Haverá, ainda, oficina de customização de roupas, promovida pelo Senac (dia 24, às 20h30min, no Ateliê Leonilson) e homenagem ao estilista Lino Villaventura, que comemora 40 anos de carreira em 2018.

 

“Pinçamos alguns atores para construirmos juntos um novo pensamento nas conversas de moda dentro do guarda-chuva que é o Festival, esse gigante multicultural, pintado de todas as cores para expressar a cultura em suas diversas formas”, afirma a jornalista Jully Lourenço, uma das curadoras da linguagem. Entre os temas elencados para os momentos de conversa, estão a relação da moda com a sustentabilidade, a criatividade, a imagem, o artesanato, a moda praia e o gênero. “São diálogos que direcionam e dão a cara da moda feita e pensada por cearenses”, segue a curadora.

[SAIBAMAIS]

A programação de conversas acontece nos dias 22 e 23 e ocupará diversos espaços do Centro de Eventos do Ceará. A as rodas de debate serão voltadas a momentos de reflexão com a presença de convidados especiais, como o artesão e Mestre da Cultura Espedito Seleiro, o empresário Gustavo Lima, o ator Denis Lacerda, os estilistas Lindebergue Fernandes, Gabriela Driessen, Sara Brasil, Cláudia Leitão, Monike Oliveira, Silvânia de Deus, Gisela Franck, Jô de Paula, Sara Brasil e Ethel Whitehurst, e ainda os fotógrafos Nicolas Gondim e a dupla Ícaro Reis e Victor Gomes. Celina Hissa, da marca de bolsas Catarina Mina, é uma das convidadas da mesa sobre moda e sustentabilidade. A estilista destaca o papel múltiplo do evento. “O Festival Vida&Arte é muito bacana por estar reunindo produções culturais e incluindo múltiplas linguagens. São pessoas de vários campos formando uma só comunidade e é muito bom ver um festival dando a possibilidade da nossa comunidade se conhecer melhor. Envolver todas as linguagens é sustentabilidade”, resume.


Outros pontos de encontro voltados à moda no festival são a Loja Festival Vida&Arte (leia mais ao lado) e também o Mercado Ruth Marinho. Este último, nomeado em homenagem à carioca que foi colunista de gastronomia do O POVO, trará 40 expositores de roupas, semi-joias e artesanato, entre outros produtos.

[QUOTE1]

No domingo, a partir das 20h30min, a promessa é de um momento de emoção e conhecimento compartilhado: Lino Villaventura participará de entrevista aberta na Estação Demócrito Dummar, numa grande retrospectiva dos 40 anos de carreira do estilista. A moderação será dos jornalistas Ana Naddaf, Ivonilo Praciano e Émerson Maranhão.


“Por quê homenagear Lino? Porque o Festival Vida&Arte homenageia os 90 anos do O POVO e o Lino tem uma carreira completamente entrelaçada com O POVO”, explica Émerson. A entrevista, como todas as programações do FVA, tem acesso sujeito à lotação do espaço. Como sugere Émerson, vale chegar um pouco mais cedo para conseguir participar do momento. “Os moderadores fazem as perguntas iniciais, mas a plateia pode participar, e é esse o grande barato da entrevista aberta”, convida.


SERVIÇO


Festival Vida&Arte

Quando: 21 a 24 de junho

Quanto: R$20 (inteira) R$10 (meia) - válido para toda a programação do dia no evento (o acesso às atrações está sujeito à lotação dos espaços onde elas se apresentarão)

Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999)

Ingressos à venda no site: www.festivalvidaearte.com.br, na portaria do Jornal O POVO (Av. Aguanambi, 282 - José Bonifácio) e nas lojas JEF (Shoppings Iguatemi e RioMar)

Programação completa: www.festivalvidaearte.com.br

 

O que você achou desse conteúdo?