VERSÃO IMPRESSA

Letras&Livros promove debate, sarau e feitas de produtos criativos

| LITERATURA | Projeto Letras &Livros estreia amanhã, 12, reunindo nova geração de autoras e autores em programação com debate sobre amores efêmeros na literatura, sarau e feira de produtos criativos

01:30 | 11/06/2018

[FOTO1]

O Espaço O POVO de Cultura & Arte recebe, amanhã, 12, Dia dos Namorados, a primeira edição do projeto Letras&Livros. Promovido pelo Vida&Arte e mediado pela jornalista e blogueira Isabel Costa, do blog Leituras da Bel, o evento procura dar espaço para as vozes de quem lê e de quem escreve a partir de discussões aprofundadas sobre diferentes temas da literatura. A programação inclui debate com as escritoras convidadas - Kah Dantas e Sara Síntique - trabalhando o tema Amores Líquidos e Paixões Efêmeras.

 

Além da conversa, o projeto conta com sarau e feira de produtos criativos, que terá participação de Fernanda e a Loja Sem Paredes, Lindo Sebo Delirante, Selo Editorial Aliás e Papellisa Handmade Books. A intenção é promover outros debates semelhantes ao longo de 2018, sempre com foco na literatura e suas vertentes.


“O Letras&Livros foi gestado pela equipe do Vida&Arte pensando na importância de fomentar a linguagem literatura na Cidade”, explica Isabel. “O POVO é uma casa que sempre abraçou as letras em seus mais diversos formatos, então nada mais coerente que abrir as portas para receber escritores e escritoras cearenses da nova geração”, adiciona. Esses produtores de conteúdo “são pessoas que escrevem em livros físicos, virtuais, nas páginas da internet e em muros das ruas”, como aponta a jornalista. Kah, por exemplo, começou escrevendo contos na internet, passou a participar de concurso literários e, hoje, é autora de um livro publicado, Boca de Cachorro Louco, e de dois blogs, Conta Kah! e Orgasmo Santo. Já Sara é mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal e autora de um livro de poesia, Corpo Nulo. Ambas as obras físicas foram lançadas de forma independente. “Essa geração chega para diversificar o mercado”, aponta Isabel.

[QUOTE1]

“Tem muita gente boa produzindo literatura de qualidade e trabalhando no fomento desse cenário, tanto no sentido de produção quanto de disseminação cultural, poética e de resistência em Fortaleza”, afirma Kah, que classifica o Letras&Livros como um espaço de “abertura para reunir quem produz, consome e tem curiosidade” em literatura para debatê-la e transformá-la. Sara faz coro, reforçando os possíveis impactos do evento. “Nós temos uma produção literária efervescente e diversa. Um evento como esse se faz importante para incentivar a escrita literária, a leitura. É preciso que a literatura se expanda, reverbere em vários espaços, por vastas vozes”, pontua.


As autoras, a mediadora e o público irão refletir, na ocasião, sobre relações amorosas fugazes na literatura. “Tendo a amar, como leitora e escritora, a possibilidade de ver e sentir o amor como uma experiência humana arrebatadora e abissal que está além de uma forma mais convencional, ligada à ideia de uma eternidade”, aponta Sara. A convidada aponta as autoras Marguerite Duras, Hilda Hilst e Françoise Sagan como exemplos de produções que pensam “um amor intenso e fugaz”. “O tema dessa edição foi escolhido para olharmos para essa experiência de escrita, de leitura, de amor, com nossas concordâncias e discordâncias”, resume.


Kah explica que, em sua formação e produção poética e de prosa, “não houve combustível maior e mais clichê do que o amor”. “A graça é que as obras não são resultados de um único grande amor, mas de vários, difíceis e inconstantes amores, cujos ares contemporâneos de efemeridade e virtualidade sempre os condenaram ao fracasso, à dor fingida e ao posterior esquecimento”, afirma a escritora.

 

Serviço

 

Letras&Livros

Tema: Literatura de Amores Líquidos e Paixões Efêmeras

Debate com as escritoras Kah Dantas e Sara Sintique. Mediação de Isabel Costa

Quando: amanhã, 12, a partir das 18 horas

Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Avenida Aguanambi, 282)

Entrada gratuita.

Telefone: 3255 6137


PRODUTOS CRIATIVOS


FAZER A FEIRA


Junto do debate e do sarau, o Letras&Livros conta com uma feirinha de produtos criativos que receberá uma série de itens especiais que poderão ser adquiridos pelo público. De livros a postais, passando por marca-páginas e caderninhos. Veja lista de lojas confirmadas:


Selo Editorial Aliás (@selo.alias)

Fernanda e a Loja Sem Paredes (@fernandaealojasemparedes)Lindo Sebo Delirante (@lindosebodelirante)

Papellisa (@papellisa)

 

 

JOÃO GABRIEL TRÉZ

TAGS