Logo O POVO+
Conheça as exposições presentes no Festival Vida&Arte
Vida & Arte

Conheça as exposições presentes no Festival Vida&Arte

| FESTIVAL VIDA&ARTE | Atração fixa do evento que começa nesta quinta, 21, a Galeria Nice Firmeza reúne obras de 22 artistas trazendo para o público uma diversidade de formas, conceitos e gerações
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A diversidade dos 22 artistas que irão expor na Galeria Nice Firmeza, espaço destinado às artes visuais no Festival Vida&Arte, é visível. É possível, no entanto, apontar também semelhanças. Entre elas, a principal é o desejo de convidar o maior público possível para conhecer e embarcar em cada narrativa artística em exposição. Entre os dias 21 e 24 de junho, no Centro de Eventos, o FVA acolherá múltiplas linguagens e também públicos, o que possibilita que o convite coletivo da Galeria Nice Firmeza garanta novos contatos e diálogos entre espectadores, artistas e obras. Os 22 nomes que compõem a exposição da Galeria vão dos já consagrados e premiados, como Carlus Campos (ilustrador do O POVO), Descartes Gadelha e Zé Tarcísio, chegando naqueles que compõem uma geração mais recente da arte cearense, como Rafael Limaverde e Cadeh Juaçaba.


A união de gerações garante, ainda diversidade de inspirações e históricos. A artista Andréa Dall’olio, por exemplo, se divide entre as artes visuais, a arquitetura e a docência. Enquanto isso, José Guedes chega ao Festival Vida&Arte comemorando 45 anos dedicado às artes. No evento, Andréa traz a pintura Impietrito, parte da série Carbonizzato. Com técnica mista, a obra é inédita em exposições e tem como referência o processo de petrificação causado por erupções vulcânicas. Para a artista, a possibilidade de expor num evento como o FVA “torna a arte mais próxima”. “Como docente, acredito na questão de espalhar a arte. É positivo que ela esteja acessível, em contato com públicos que não frequentem espaços expositivos convencionais. Temos que estimular a cultura de que a arte é para todos, porque ela é. Uma iniciativa como o Festival torna a arte mais próxima”, comemora.

[SAIBAMAIS]

Veterano e “pintor em essência”, José Guedes também oferece ao público do FVA uma obra inédita: Mondrian, que leva o nome do artista holandês Piet Mondrian. “Faço releituras de obras de alguns artistas, criando uma desconstrução. Esse trabalho, que é como se eu ‘amassasse’ uma tela de Mondrian, é uma fotografia impressa em uma superfície preparada com tinta acrílica, recortada em função do amassamento”, explica. “Eu sou pintor em essência, então as questões da pintura, como a construção e as cores, permanecem na fotografia, na escultura, no que eu fizer”, afirma. “Eu havia pensando em outra obra para o FVA, mas vi a estrutura (do espaço) e achei instigante. Então, apostei em uma obra que fosse quase uma intervenção. Há uma relação de Mondrian com o espaço, a obra interage, avança nele”, reflete.

[QUOTE1]

Outros artistas também “desconstroem” a realidade, aprofundando a noção do fantástico. É o caso, por exemplo, de Rian Fontenele — que apresenta Nomeando Constelações #7 — e Cecilia Bichucher — cuja obra leva o nome de Sakura. A pintura de Rian está presente no livro Ausência [Memórias Ancoradas], mas é inédita em exposições. O trabalho é descrito pelo artista como “uma reconstrução do imaginário, de uma narrativa lúdica”. Já a obra de Cecilia faz parte da série Paisagem Fantástica e consiste em aquarela, colagem, nanquim e impressão digital. “Sou uma ‘artista viajante’. Trabalho muito com uma coleção de fotografias que faço nas minhas andanças e, com essa coletânea, crio um mundo paralelo”, explica. Sakura é inspirada em uma viagem que a artista fez com o pai.


Para Rian, a oportunidade de expor para públicos tão distintos quanto aquele que o FVA acolhe é “essencial”. “O público que chega numa obra a lê a partir de suas circunstâncias. A possibilidade de expor para quem talvez não viria normalmente atrás da minha obra só soma”, considera. “Toda obra de arte é um convite ao diálogo, seja ele afirmativo, negativo, agressivo ou apaziguador. Toda e qualquer possibilidade de convidar de forma ampla é positiva”, avalia. Cecilia faz coro à importância da multiplicidade do evento. “Sinto o FVA como uma grande festa. É muito pertinente ao mundo de hoje querer multiplicar e juntar. O Festival tem a capacidade de cruzar intenções”, celebra.

[FOTO2]

Galeria Nice Firmeza

Quando: 21 a 24 de junho

Quanto: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia) - ingresso válido para toda a programação do dia no evento (o acesso às atrações está sujeito à lotação dos espaços onde elas se apresentarão)

Onde: Centro de Eventos do Ceará (av. Washington Soares, 999)

Ingressos à venda no site: www.festivalvidaearte. com.br, na portaria do Jornal O POVO (av. Aguanambi, 282 - José Bonifácio) e nas lojas JEF (RioMar Fortaleza e Iguatemi)

Programação completa: www.festivalvidaearte.com.br

 

Lista de artistas

Andréa Dall’Olio

Cadeh Juaçaba,

Caetana Mendonça

Carlus Campos

Cecília Bichucher

Cláudio Quinderé

Descartes Gadelha

Eduardo Eloy

Emília Porto

Fátima Azevedo

José Guedes

Mário Sanders

Mano Alencar

Maurício Coutinho

Rafael Limaverde

Rian Fontenele

Ricarto Tavares

Roberto Galvão

Sandra Montenegro

Vando Figueiredo

Wilson Neto

Zé Tarcísio

 

*lista sujeita a alterações


O que você achou desse conteúdo?