Logo O POVO+
Confira a programação de forró do Festival Vida&Arte
Vida & Arte

Confira a programação de forró do Festival Vida&Arte

| FESTIVAL VIDA&ARTE | O arrasta-pé também irá tomar conta do Centro de Eventos do Ceará. Dentre as atrações já confirmadas, as presenças do "Príncipe" Raphael Alencar (PE), banda Forró Mix Brasil e o Trio Somos Nordestinos
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Em plena época de festejos juninos, o Festival Vida&Arte não poderia deixar de fora aqueles que mais compactuam com o clima de bandeirinhas, comidas típicas e quadrilhas improvisadas. Para além dos estilos musicais que dão ênfase ao rock, MPB e outras vertentes, o bom arrasta-pé de um forró irá marcar presença ao longo dos quatro dias do evento, que acontece entre os dias 21 e 24 de junho, nas dependências do Centro de Eventos do Ceará (Edson Queiroz).

 

Trazendo um repertório que privilegia clássicos do cancioneiro do “rei do baião” Luiz Gonzaga e de seu parceiro, Humberto Teixeira, o Trio Somos Nordestinos fará o receptivo do evento no dia 24, às 18 horas. A banda, que existe desde 2011, conta com a presença de cinco músicos: Joel Lima (sanfona), Sansão (voz e triângulo), Rian Araújo (zabumba), Andrezinho (contrabaixo) e Marcos Costa (voz e percussão, também produtor). Para o Festival, no entanto, a formação será de trio com canções que vão de Dominguinhos a Flávio José, Chico Pessoa, Os Nonatos e Dorgival Dantas.


“A gente começou no Bom Jardim. Tocávamos numa paróquia, fazíamos umas festinhas lá, aí o padre pediu que fizéssemos um forró pé-de-serra. Tocamos umas duas horas, sem ensaio mesmo, e foi ótimo. Aí, como já fazia tanto tempo que a gente tocava, decidimos: vamos fazer uma coisa séria agora? Montamos, então, a banda. O nome Somos Nordestinos é uma coisa de protesto mesmo. Uma bandeira que levantamos por sermos nordestinos mesmo e fazemos questão de preservar a nossa cultura”, enfatizou Marcos Costa.


Conhecido como “O Príncipe”, o pernambucano Raphael Alencar, 26, aposta num estilo conhecido atualmente como “forronejo”, que promove a junção entre o forró e a música tradicional de viola. Com cinco anos de trajetória, há quatro ele reside em Juazeiro do Norte e já contabiliza sete CDs promocionais. “Fico até sem palavras para falar em participar de um festival tão renomado como o Vida&Arte. Acredito que isso, para mim, vai ser um grande divisor de águas, algo que irá impulsionar mais um pouco o meu trabalho”, confessou o cantor e compositor.


Para o evento, no entanto, ele – que será acompanhado por sua banda - irá apostar numa variedade maior de estilos. “O repertório, a gente montou com muito carinho. Tem música pra agradar a gregos e troianos, sabe? Então do forró moderno, do sertanejo moderno até o xote de Luiz Gonzaga. Se preocupe não, que a gente vai tocar é tudo”, garantiu Raphael, que possui composições também em parceria com nomes consagrados da área, como é o caso de Wesley Safadão (Outra Vida). O show no Festival Vida&Arte acontece no dia 22 de junho, às 23h30min, no Palco Belchior.


Outro destaque na programação será a banda Forró Mix Brasil com show programado para o dia 24 de junho, ao meio-dia, no Palco Rachel de Queiroz. “Iremos fazer sete anos agora de Forró Mix e a proposta da banda sempre foi de fazer um forró mais regional mesmo, com muito xote, baião, São João...”, adiantou Alex Forte, produtor da banda e à frente da MB Produções, que atualmente já conta com sete grupos em seu casting, que vão de bateria de samba a banda de baile, sertanejo e arrocha.


Para o Festival Vida&Arte, ele promete algumas inovações na apresentação da banda, formada por um time de seis músicos. “Os músicos entram todos personalizados, com roupas e chinelos de couro, para fechar com a ideia do regional. Então, o que a gente faz: eles vão invadir os espaços, o local da festa, já pegando todo mundo de surpresa. Passam pelo meio da galera e se juntam ao restante da banda, que vai estar no palco. Aí depois, é como dizem os cearenses: E tome forró”, garante. (Teresa Monteiro)


FORRÓ

Banda Forró Mix, o “príncipe” Raphael Alencar e o trio Somos Nordestinos estarão no Festival Vida&Arte

 

Serviço

 

Festival Vida&Arte


Quando: de 21 a 24 de junho

Onde: Centro de Eventos do Ceará (av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) - válido para toda a programação do dia no evento (o acesso às atrações está sujeito à lotação dos espaços onde elas se apresentarão)

Vendas antecipadas: na portaria do jornal O POVO (av. Aguanambi, 282 - Joaquim Távora), lojas JEF (shoppings Iguatemi Fortaleza e RioMar Fortaleza) e pelo site festivalvidaearte.com.br

Programação: festivalvidaearte.com.br

O que você achou desse conteúdo?